A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou, nesta quinta-feira, 22/5, a sala de recurso multifuncional, da creche municipal Maria Aparecida Silva Dantas, no bairro Armando Mendes, na zona Leste da capital. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o atendimento educacional especializado para crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
A sala de recurso vai oferecer atendimento especializado e de qualidade para 12 crianças com laudo médico e que necessitam de acompanhamento complementar. O espaço conta com estrutura adequada e está equipado com materiais pedagógicos específicos, proporcionando um ambiente inclusivo, acessível e preparado para atender às necessidades individuais de cada aluno.
Para a gestora da unidade escolar, Idalina Wei, a criação da sala faz parte do plano de ampliar as ações voltadas à educação inclusiva na rede municipal, oferecendo um atendimento mais individualizado e acolhedor, em parceria com as famílias, os educadores e os profissionais da educação especial.
“É maravilhoso ver o sonho de ter uma sala de recurso se tornar realidade. É muito importante garantir que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de aprender e crescer. Estou imensamente feliz com esta conquista e, acima de tudo, por saber que este espaço vai impactar positivamente a vida de muitas famílias”, destacou a gestora.
Durante a inauguração, a gerente de Educação Especial, Amanda Macanoni, ressaltou a importância de proporcionar igualdade de oportunidades no ambiente escolar.
“Essa sala é mais do que apenas um novo espaço, é um passo real em direção a uma educação mais justa, que respeita e valoriza as diferenças de cada criança. Fico muito feliz, porque isso é resultado do trabalho em equipe da Semed. Tenho certeza de que esta sala de recurso fará a diferença na vida de muitas crianças”, afirmou Amanda.
Edevaldo Siqueira, pai da pequena Ana Liz Siqueira, também se mostrou satisfeito com a implantação do espaço na creche.
“Tenho quatro filhas, sendo três diagnosticadas com autismo. A Ana Liz ainda está em fase de investigação. Três delas estudaram aqui. Só tenho a agradecer a toda a equipe da Semed pelo excelente trabalho. Minhas filhas sempre foram muito bem acolhidas e tiveram um desenvolvimento notável desde que chegaram à creche”, comentou Edevaldo.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Foto – Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCf7ip