Prefeitura de Manaus inaugura 11ª sala de recursos em creche da zona Norte

Reporter da Cidade

Estudantes com deficiência da creche municipal Maria Ferreira Bernardes, no bairro Fazendinha, zona Norte da capital, começaram a receber atendimento especializado, a partir desta sexta-feira, 11/4. Isso porque a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou a 11ª sala de recursos em creche municipal.

A sala de recurso faz parte do plano de governo do Poder Executivo municipal, fortalecendo a educação especial no município. Na creche Maria Ferreira Bernardes, o atendimento especializado será para 18 alunos com necessidades educacionais específicas, por meio do suporte de profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Na oportunidade, a gerente da Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, destacou a importância da estrutura na vida dos estudantes da educação especial.

“A sala de recursos não é só um lugar. Para os alunos, significa acolhimento, respeito às diferenças e, principalmente, oportunidade. É aqui que eles encontram apoio para aprender do jeito que precisam, com materiais especiais e profissionais preparados para ajudar de forma atenciosa e eficiente”, disse Macanoni.

Para Rosiane Fabíola Lins, mãe atípica do aluno Luiz Eduardo, do maternal 3, a inauguração do espaço é uma conquista importante. “Acredito que esta sala vai fazer toda a diferença na vida do meu filho. Com o suporte adequado, ele terá mais oportunidades de aprender no seu ritmo e de se integrar melhor com os colegas. É um avanço importante para nós, mães atípicas, e para nossas crianças”, afirmou Rosiane.

A professora Melina Farias, responsável por atender os 18 alunos, ressalta a importância das salas de recursos, principalmente, nas creches.

“É na fase de creche que a gente começa a perceber quando uma criança precisa de um olhar mais atento. Com este espaço, conseguimos oferecer atividades adaptadas e usar materiais que, realmente, ajudam no desenvolvimento de cada um. Isso faz com que os alunos aprendam de um jeito mais leve, no seu tempo, e ainda se sintam parte do grupo”, enfatizou a professora.

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Texto – Thalia Rodrigues/Semed

Foto – Divulgação/Semed

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