Prefeitura de Manaus entrega kits ‘LEGO Braille Bricks’ para professores da Educação Especial

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), entregou, nesta terça-feira, 9/9, 41 kits “LEGO Braille Bricks” para professores que participaram do curso de formação sobre o uso do recurso pedagógico. A cerimônia aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital. 

A ação aconteceu em parceria com a Fundação Dorina Nowill, Fundação LEGO, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides).

Coordenada pela Gerência de educação especial (GEE), a iniciativa contou com 49 professores e foi voltada a docentes da educação especial, que atuam em salas de recursos multifuncionais, classes especiais e na educação de jovens e adultos (EJA) especial. O objetivo é promover o ensino do sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva, apoiando o processo de pré-alfabetização e alfabetização de crianças e estudantes com deficiência visual, entre 4 e 10 anos de idade. 

Os kits “LEGO Braille Bricks” são compostos por peças que representam o alfabeto Braille e trazem a letra ou número correspondente impresso. Dessa forma, o material se torna um recurso pedagógico inovador, capaz de estimular a aprendizagem, a inclusão e também o lazer de crianças e estudantes, com ou sem deficiência visual. 

O diretor de Gestão Educacional da Semed, Anézio Mar, destacou que a ação tem como objetivo fortalecer a inclusão na REDE municipal de ensino

“Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal de educação para ampliar a inclusão na REDE de ensino. Em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, professores das salas de recurso e do ensino regular participaram de um curso de cerca de 100 horas utilizando o LEGO como ferramenta pedagógica para acessibilidade e ensino em Braille. A iniciativa reforça o compromisso da secretaria com uma educação cada vez mais inclusiva e integral, sob a gestão do prefeito David Almeida e do secretário Júnior Mar”, destacou Anézio. 

A gerente de educação especial, Amanda Macanoni, ressaltou a importância da entrega dos kits LEGO Braille e destacou que a iniciativa fortalece o ensino por meio da formação de novos recursos pedagógicos. 

“Esse acordo fortalece a formação dos nossos professores, tanto da sala de recurso e do atendimento educacional especializado quanto do ensino regular. A iniciativa amplia as possibilidades de atuação pedagógica e garante que, ao final do curso, cada escola receba o kit, uma ferramenta adaptada que será utilizada nas salas de recurso das nossas unidades de ensino”, informou Amanda. 

A professora do Centro Municipal de educação infantil (Cmei) Maestro Dirson Costa, Geisiane Oliveira, destacou que a iniciativa é de grande relevância, pois contribui para o avanço da inclusão de crianças com baixa visão. 

“Este curso é de grande importância para as escolas da REDE municipal, pois nos permite avançar na inclusão das crianças com baixa visão, monoculares e cegas, que são o público-alvo. Mas os benefícios não se limitam a elas: também alcança os alunos do ensino regular, que terão a oportunidade de aprender a soletrar brincando. Isso é muito relevante, pois promove equidade e acessibilidade para todos no processo de aprendizagem”, ressaltou a professora.

— — —Texto – Jorgiane Castinares/ SemedFotos – Ulisson Santos/ SemedDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCtwyT

Compartilhar este artigo