A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), conquistou o primeiro lugar na modalidade Poster, na “Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento em saúde no SUS”, que ocorreu, na última semana, em Brasília (DF).
O gerente de ensino na escola de saúde Pública de Manaus (Esap/Semsa), Fabiano Corrêa Batista, explica que a mostra é fruto de um curso do Ministério da saúde, iniciado no ano passado, organizado em três módulos, com o objetivo de planejar e dimensionar a força de trabalho em saúde, para que os gestores tomem decisões embasadas em parâmetros técnicos.
A experiência apresentada em Brasília contemplou o dimensionamento da Força de trabalho no Distrito de saúde Oeste, considerando a análise das características demográficas, sociais e de saúde da população, os processos de trabalho da Atenção Primária à saúde (APS) e o uso de indicadores territoriais e epidemiológicos.
Segundo Fabiano, as Unidades de saúde da Família (USFs) do Disa Oeste foram classificadas por nível de vulnerabilidade, utilizando indicadores de saúde como número de hipertensos, diabéticos, crianças e idosos por unidade, o que permitiu determinar o número ideal de equipes para cada USF.
“Creio que o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido e o esclarecimento das dúvidas dos avaliadores ao longo da apresentação, foram aspectos positivos que resultaram no reconhecimento do nosso esforço”, assinala Fabiano Corrêa Batista.
Foram selecionados 128 trabalhos de todo o Brasil, sendo 16 trabalhos contemplados com premiação de 1º, 2º e 3º lugar. O Estado do Amazonas participou com cinco trabalhos da mostra.
O evento reuniu alunos da formação em planejamento e dimensionamento da força de trabalho no SUS, tutores, gestores(as) de aprendizado e referências estaduais vinculadas à formação, representantes das escolas de saúde pública e demais instituições parceiras.
O Dimensionamento da Força de trabalho no SUS é um sistema que serve para gerir recursos humanos, que apoia a gestão da saúde pública orientando sobre o número de profissionais para suprir as demandas da população com qualidade e eficiência.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/Semsa