Prefeitura de Manaus avança na implementação do ‘Programa de Integridade e Compliance’

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), consolida novas diretrizes para fortalecer ainda mais a governança e a transparência na gestão pública municipal, como parte de um compromisso contínuo com a sociedade. Na quarta-feira, 23/4, ocorreu a capacitação do “Manual do Índice de Integridade da Prefeitura de Manaus”, e a apresentação do “Plano de Integridade da Controladoria-Geral do Município”, para as unidades gestoras, reforçando mecanismos que garantem uma administração ética e responsável.

O controlador-geral do município, Alessandro Moreira, esteve presente na abertura do evento e destacou a iniciativa do Executivo municipal de promover uma gestão mais transparente e ética.

“A expectativa é a de que, em um futuro próximo, todas as unidades gestoras estejam niveladas e alinhadas às métricas do Índice de Integridade do Município, pois isso significa não apenas atender aos padrões estabelecidos, mas incorporar esses princípios à rotina administrativa, promovendo uma gestão pública que se sustente na confiança da sociedade”, afirmou o controlador-geral.

Para Joabe Riker, chefe de divisão de Integridade e Compliance da CGM, responsável pela implementação do “Programa de Integridade e Compliance” na Prefeitura de Manaus, os projetos são fundamentais para os avanços da gestão pública. “Essa nova fase se caracteriza como um marco decisivo para a consolidação de uma gestão cada vez mais transparente, ética e eficiente”.

O diretor do Departamento de Controladoria, Gleuson Chaves, afirmou a iniciativa como fundamental para a construção da administração pública municipal. “A capacitação do Manual do Índice de Integridade e a apresentação do Plano de Integridade da CGM representam um avanço estratégico na uniformização de práticas e na disseminação da cultura de integridade entre todas as unidades gestoras do município”.

Esses avanços demonstram que a Prefeitura de Manaus vem trabalhando para que projetos relevantes, como o Programa de Integridade e Compliance, sejam disseminados no âmbito municipal, investindo na capacitação contínua, na melhoria dos processos, na gestão de riscos e no fortalecimento dos mecanismos de controle interno. 

Desde a criação em 2022, o programa se tornou um “divisor de águas” na cultura organizacional do município, trazendo uma nova roupagem e avanços significativos na prevenção de riscos, promoção da ética e valorização da transparência. A nova fase do projeto demonstra que a prefeitura segue firme na missão de garantir um serviço público baseado em princípios sólidos, regras claras e gestão responsável, reforçando a confiança da sociedade na administração municipal.

– – –

Texto e Fotos – Divulgação/CGM

Assuntos ,
Compartilhar este artigo