Prefeitura de Manaus aumenta a arborização da cidade com a implantação de mais de 40 pomares em oito meses

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), está realizando a implantação de pomares e de hortas em unidades públicas municipais de ensino, de saúde e em diversos espaços públicos. Nos últimos oito meses, foram mais de quarenta áreas arborizadas, com o envolvimento das comunidades. Nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21/8, foi a vez dos alunos da escola Municipal João Goulart, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte, arborizarem o local.

Essas ações de arborização objetivam a redução da sensação de calor, proporcionando sombra e conforto térmico, além do contato com a natureza, com estímulo ao cuidado e preservação do meio ambiente pela população, que se beneficia destes serviços ambientais. As frutas das espécies vão servir tanto para as pessoas, quanto para atração e alimentação da fauna, como pássaros e macacos. 

De janeiro a agosto de 2025, já foram implantados 42 pomares em Manaus. Destes, 10 foram em creches e escolas municipais; sete em rotatórias; nove às margens de igarapés; seis em áreas verdes e unidades administradas pela prefeitura, como Parque das Nascentes do Mindu, Parque do Mindu, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, Lagoa do Japiim, Lagoa da Compensa, Mini Vila Olímpica Jair Sampaio (Mini vila do Santo Antônio); e 10 em espaços públicos de convivência, como praças.

“É uma determinação do prefeito David Almeida que a arborização de Manaus seja prioridade. Por isso, já batemos recorde de número de mudas plantadas: só nestes últimos oito meses, foram mais de 20 mil novas árvores em todas as zonas. Ao plantarmos nas escolas, aproximamos as crianças e adolescentes do cuidado e da valorização da natureza”, destaca o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, que participa dos plantios da Prefeitura de Manaus toda semana.

O coordenador de plantio da Semmasclima, Raimundo Araújo, explica que neste segundo semestre, período de verão, o plantio é focado em áreas controladas e que podem contar com o cuidado por parte da população, além de ser feito com o uso de hidrogel. “O hidrogel permite mais hidratação e nutrição das mudas, aumentando as chances de sobrevida das mesmas. Além disso, estamos em todas as manhãs, regando as árvores em áreas públicas, com três caminhões-pipa da Prefeitura de Manaus”, afirma o coordenador.

Além do plantio nestas áreas, a Prefeitura de Manaus arboriza canteiros centrais da cidade. De janeiro de 2021 a 18 de agosto de 2025, foram plantadas 44.239 árvores pela gestão pública municipal. Em 2025 houve a implantação de mecanização para agilizar os plantios e otimizar o trabalho dos funcionários que estão diariamente no plantio e manutenção da arborização da capital amazonense.

— — —

Texto – Taianna Castro / Semmasclima

Fotos – Divulgação / Semmasclima

Compartilhar este artigo