Com o tema “Na imensidão das águas, nascem histórias de encantos e magias”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 24/9, a “5ª Mostra de dança Literária da educação infantil”, organizada pela Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ Sul). O evento aconteceu no auditório da Semed, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A Mostra contou com a participação de 24 unidades de ensino, entre creches, Centros Municipais de educação infantil (Cmeis) e escolas mistas, e apresentou um espetáculo de criatividade e imaginação. As crianças levaram ao palco lendas, contos e histórias que evidenciam o encanto das águas dos rios, mares e chuvas. Personagens como sereias, botos, iaras e a cobra grande marcaram presença, e traduziram a riqueza do imaginário amazônico.
A apresentação não tem caráter competitivo. O objetivo principal é estimular a leitura, a oralidade, a imaginação e a expressão artística das crianças, além de promover a troca de experiências entre as escolas.
O secretário municipal de educação, Júnior Mar, destacou a importância de oferecer às crianças oportunidades para desenvolver habilidades desde a creche até a pré-escola.
“A educação infantil em Manaus tem o programa Aprende+, onde a criança aprende brincando, com cada atividade pensada pedagogicamente. Hoje é um dia de contemplação, de vislumbrar o trabalho feito pelas nossas professoras, assessoras e toda a equipe. É um momento de celebração e alegria com os resultados da educação infantil da Semed”, afirmou.
A chefe da DDZ Sul, Jeci Nascimento, destacou a participação de todas as crianças da educação infantil da região na Mostra. “É um momento de potencializar e socializar as atividades, mostrando as habilidades das nossas crianças, seja na dança, na criação dos contos ou na expressão artística. O evento reúne diversas apresentações que fomentam o interesse pela leitura, a escrita e as atividades lúdicas nas escolas”, explicou.
Segundo a professora, Nádia Lilian Soares, a proposta pedagógica vai além das lendas. “A importância de trabalhar esse tema é enorme. Nós focamos na motricidade, na oralidade e na ampliação do vocabulário das crianças. A água é fundamental para todos nós e o nosso projeto trouxe não só o universo das lendas, mas também a exploração dos continentes, o fundo do mar e coreografias que expressam toda essa riqueza. Nossa proposta foi diferente, mostrando que a água é um universo amplo e encantador”, concluiu.
— — —
Texto – Jordana Rodrigues/ Semed
Fotos – Ulisson Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCviwR