Prefeitura de Manaus amplia avenida do Turismo

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), concluiu uma das mais expressivas obras viárias da zona Oeste, o alargamento da avenida do turismo. A intervenção estruturante, realizada ao longo de 6,6 quilômetros, ampliou a capacidade da via e garantiu um NOVO padrão de fluidez para um dos principais corredores de acesso ao aeroporto internacional Eduardo Gomes e ao complexo turístico Ponta Negra.

Com a criação da terceira faixa, aguardada há anos por quem transita diariamente pela região, a via passa a oferecer maior organização, segurança e velocidade no deslocamento, beneficiando motoristas, motociclistas, turistas e trabalhadores que utilizam essa rota estratégica da capital.

“Hoje, com o comprometimento e o olhar sensível da gestão do prefeito David Almeida, o que antes era sinônimo de lentidão se tornou símbolo de avanço. A avenida do turismo não é uma importante via de acesso a um cartão-postal da cidade, mas agora também um exemplo de como intervenções bem planejadas transformam a mobilidade e melhoram a experiência de quem vive e circula por Manaus. Essa é a nossa meta e seguiremos firmes”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

Antes restrita a duas faixas, a avenida agora conta com três, aumentando significativamente a capacidade de tráfego e respondendo à demanda de um corredor que recebe mais de 4,5 mil veículos por hora. O impacto já é percebido no dia a dia com mais fluidez, menos retenções e deslocamentos mais previsíveis e seguros.

Além do alargamento, a obra incluiu recapeamento completo, implantação de meio-fio e sarjeta, ampliação de caixas coletoras e limpeza da tubulação, reforçando todo o sistema viário e drenante da área.

Para quem utiliza a avenida diariamente, a mudança é real. O operador de empilhadeira Carlos Soares, de 36 anos, destaca a diferença no trajeto.

“Melhorou bastante o fluxo com o alargamento da avenida. Aqui era muito estreito e não dava para andar normal, mas agora melhorou o fluxo de carro e para a gente que também anda de moto, o retorno ajuda muito mesmo. Só temos a agradecer à Prefeitura de Manaus por essa obra essencial”, afirma o condutor.

Com a nova configuração, a avenida do turismo se consolida como um dos mais importantes e eficientes corredores da cidade, unindo desenvolvimento urbano, valorização turística e qualidade de vida para a população.

— — —

Texto – Rayana Coutinho/Seminf 

Fotos – Márcio Melo/Seminf 

Compartilhar este artigo