Prefeitura de Manaus abre primeira noite do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ em edição que celebra 10 anos de festival

Reporter da Cidade

A abertura contou com coletiva de imprensa no lounge para imprensa, ao lado do palco Malcher, agora rebatizado de palco Mirante, conduzida pelo diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, que representou o prefeito David Almeida. Durante a coletiva, Jender destacou a dimensão histórica do festival e a emoção de proporcionar ao público experiências culturais que antes pareciam distantes.

Outro destaque da coletiva foi a apresentação da cenografia dos palcos, especialmente do palco Mirante, concebido como uma verdadeira obra de arte. O projeto, assinado pelo cenógrafo internacional Andrey Hermuche e pelo artista amazonense Jander Lemos, valoriza tanto a Floresta Amazônica quanto a tecnologia do Polo Industrial de Manaus, utilizando materiais recicláveis como ferro e tecido, em respeito ao meio ambiente.

“O palco Mirante foi pensado para surpreender. A cenografia é uma atração à parte e traduz o orgulho de Manaus: a preservação da floresta e a força tecnológica que gera empregos em nossa cidade. É um palco de magnitude inédita, que certamente marcará a história do festival”, ressaltou o presidente da Manauscult.

Com perímetro de 63 mil metros quadrados, o “#SouManaus 2025” integra música, gastronomia, artes visuais, moda e manifestações populares em uma proposta inclusiva, sustentável e democrática. Para garantir a segurança, mobilidade, fiscalização e saúde do público, o evento conta com a atuação do colegiado coordenado pelo CCC, reunindo secretarias municipais, órgãos estaduais, federais e do Judiciário.

Mais do que festa, o festival é motor de geração de emprego e renda, movimenta a economia criativa e impulsiona o turismo local, consolidando a capital amazonense como referência cultural na Amazônia e no Brasil.

— — —

Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito

Fotos – Thelson Souza/Semcom

Compartilhar este artigo