Prefeitura dá continuidade à 11ª Socialização de Práticas Formativas

Reporter da Cidade

Como parte do programa “Qualifica”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), deu continuidade, nesta quarta-feira, 26/11, à programação da 11ª Socialização de Práticas Formativas (SPF), que inclui a 3ª Mostra de Teses e Dissertações de professores e pedagogos da REDE municipal de ensino. O evento aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital. 

A ação, que apresenta os trabalhos de mestrado e doutorado desenvolvidos pelos profissionais contemplados com o programa “Qualifica”, tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação, valorização e promoção do magistério, fortalecendo também princípios fundamentais como a democracia, a diversidade e o pensamento crítico no ambiente educacional. 

O gerente de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, Austônio Queiroz, falou sobre a apresentação do programa “Qualifica”, por meio do qual professores se afastam temporariamente de suas atividades nas escolas para cursar mestrado e doutorado, garantindo o direito de realizar a formação continuada sem prejuízo de seus vencimentos, mantendo o recebimento dos seus percentuais normalmente. 

“Essa é uma maneira que a Semed tem de valorizar o profissional da educação de Manaus. A partir do momento em que ele conclui o curso, retorna as suas atividades normais e, com o tempo, progride na tabela de vencimentos, passando a receber pelo título de mestre ou doutor. Além disso, volta para a sala de aula como um profissional qualificado para exercer o magistério e, com isso, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes”, afirmou. 

A coordenadora do programa “Qualifica”, Aldrey Noronha, destacou que o programa é destinado aos professores e pedagogos da REDE, oferecendo a eles a oportunidade de realizar uma especialização. 

“Os professores e pedagogos têm a oportunidade de crescer e se qualificar e, com isso, trazer de volta para a REDE o aprendizado adquirido, contribuindo para a melhoria do ensino dos nossos estudantes. O objetivo da mostra é exatamente apresentar aos demais professores a exposição de teses, dissertações e pesquisas acadêmicas, a fim de incentivar o nosso público docente a continuar em formação, pois é extremamente importante a formação desenvolvida pela DDPM”, declarou. 

O professor de Língua Portuguesa, Pedro Matheus, que concluiu o mestrado em Letras e artes, ressaltou a importância do programa em sua trajetória profissional. 

“Para mim, o Qualifica foi fundamental, pois possibilitou o acesso à formação em nível de mestrado, um período de grande aprendizado nas áreas de Letras e artes. Com isso, vou poder levar esse conhecimento para os alunos do ensino fundamental, trabalhando conteúdos como arte medieval e arte grega. O programa nos deu todo o suporte necessário durante esse processo de formação, e sou muito grato por esse incentivo, que hoje me permite devolver à escola, por meio do meu trabalho, tudo o que aprendi”, concluiu. 

Sobre o Programa 

O programa “Qualifica” integra a formação permanente da DDPM/Semed e oferece liberação para mestrado e doutorado aos servidores que atendem aos critérios legais. O objetivo é promover qualificação científica e tecnológica para melhorar o trabalho na REDE municipal e valorizar a carreira docente. Regulamentado em 2008, o programa segue ampliando oportunidades e fortalecendo ações formativas.

—- —- —

Texto – Jorgiane Castinares/ Semed Fotos – Eliton Santos/ SemedDisponíveis em –https://flic.kr/s/aHBqjCBWu7

Compartilhar este artigo