Prefeitura conclui levantamento em campo para atualização de listagem do Centro Histórico de Manaus

Reporter da Cidade

Praças e pontes históricas são as camadas georreferenciadas criadas pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), na etapa final dos trabalhos de atualização dos bens listados pelo decreto Municipal nº 7.176/2004. Com o uso de drones para produção de imagens e localização geoespacial, a Gerência de patrimônio histórico (GPH) realiza a atualização dos dados nas camadas.

O decreto estabelece o setor especial das Unidades de Interesse de Preservação, localizado no centro antigo de Manaus, listando imóveis, a área portuária e praças públicas, e está passando por revisão para posterior envio de nova proposta à Câmara Municipal de Manaus (CMM). A revisão completa e com recursos de software, equipamentos e monitoramento em campo acontece quase 20 anos após a primeira legislação.

A GPH já cobriu 100% da área de monitoramento, com base na listagem da lei. Nas ruas, o trabalho consistiu na visita às unidades para atualização, identificando quais imóveis e lotes vão permanecer, quais serão retirados e os que podem ser incluídos, com base no decreto nº 7.176.

“A renovação do decreto vai permitir que se visualize o conjunto arquitetônico que temos após esses 20 anos, em relação à primeira publicação. Teremos um mapa e uma visão do que se tem hoje, do que existe edificado em Manaus, do que foi alterado ou demolido, bem como do que não entrou no primeiro decreto e que faz parte do conjunto, e será incluído. A importância do documento é exatamente esta, de preservar o que ainda existe e adicionar o que foi mantido. Manaus é uma cidade que cresceu no meio de uma selva”, comentou a arquiteta e urbanista Landa Bernardo, gerente de patrimônio histórico da autarquia.

Para Landa, a história da cidade foi edificada por meio de construções antigas da primeira parte do surgimento e desenvolvimento de Manaus. “O decreto é importante pela preservação da nossa história edificada como um todo”.

Aplicativo

Usando exclusivamente o aplicativo ArcGIS Field Maps, técnicos da prefeitura alimentam, em tempo real, o banco de dados para posterior consulta pública. “Vamos aos locais, registramos as informações, produzimos fotos e referências, e usamos o aplicativo, fornecendo os dados como ano, endereço, se é um bem de competência federal, estadual ou municipal”, explicou a arquiteta Lorena Mota.

Com o app, a prefeitura, por meio do Implurb, eliminou as fichas de cadastro feitas em papel, usadas até então para realizar o mapeamento e monitoramento dos itens. Além de deixar de usar fichas manuais e em papel, o ganho ainda é na precisão de dados, principalmente nos pontos pelos quais são georreferenciados.

A Gerência de Patrimônio tem atendimento presencial às segundas, quartas e sextas (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 11h, mas denúncias e informações podem ser encaminhadas pelo telefone (92) 3625-6577, de segunda a sexta, no mesmo horário.

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Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb

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