Dando continuidade ao investimento na melhoria do tecido urbano do centro histórico da cidade, a Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, 14/12, mais um mutirão para a retirada de fios e cabos da REDE elétrica, com intuito de ampliar as ações de despoluição visual e garantir um ambiente de qualidade no comércio. Em parceria com a concessionária Amazonas Energia e empresas de telefonia, internet e de lógica, já foram retirados da área central 15 toneladas de fios e cabos obsoletos e sem uso.
As ações acontecem desde o início de agosto e seguem até este mês de dezembro, com um trabalho inédito feito pela gestão do prefeito David Almeida.
“A poluição visual comprometia completamente o aspecto do Centro, deixando a cidade com uma imagem cinzenta, escurecida e em desacordo com a paisagem urbana que queremos para Manaus. Além da questão estética, esses cabos antigos também representavam risco à população, já que, em caso de incêndio, poderiam contribuir para a propagação do fogo. Por isso, essa ação une segurança, ordenamento urbano e cuidado com o espaço público”, explicou o vice-presidente do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), Antonio Peixoto.
O Implurb atua na coordenação do programa “Mutirão no Bairro”, uma diretriz da atual gestão com apoio de 16 secretarias e órgãos municipais, envolvendo mais de 1.100 servidores.
“Recebemos uma determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Júnior para que, dentro do ordenamento do Centro, realizássemos um mutirão com as operadoras e a concessionária de energia para combater a poluição visual. Já estamos há quase cinco meses com essa operação e, até agora, retiramos 15 toneladas de cabos obsoletos, que não tinham mais nenhuma serventia. E esse trabalho continua, porque esse é apenas o início”, completou Peixoto.
Serviços
Presente nas ruas neste domingo, o supervisor de campo da Amazonas Energia, Igor Pedroso, lembrou que os serviços visam oferecer um melhor ambiente aos usuários e comerciantes. “As nossas equipes estão retirando os cabos obsoletos, cabos em desuso, cabos que não estão sendo mais utilizados. Além do aspecto visual, tem a melhoria para evitar incidentes com a sobrecarga na infraestrutura”, afirmou.
Em 2026, a gestão espera levar os serviços para outras áreas da capital, grandes centros comerciais, como no bairro Parque 10 de Novembro, a avenida Itaúba, a famosa rua do Fuxico, nos bairros Nova Esperança e Lírio do Vale, e outros pontos de grande movimento.
“Depois de estabilizar as áreas mais centrais, a operação segue agora para outras vias do Centro, avançando em direção ao entorno do Teatro Amazonas. Em seguida, a nossa ideia é ampliar esse trabalho para outras regiões da cidade, contemplando áreas comerciais. O Centro é apenas o começo de um esforço maior para combater a poluição visual em Manaus”, garantiu o vice-presidente.
As ações começaram no último dia 4/8, e já passaram pelas ruas Marcílio Dias, Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marechal Deodoro e Quintino Bocaiúva; avenida Eduardo Ribeiro; travessa do Comércio; e outras. Em algumas vias foram feitas mais de uma operação, em razão do grande volume de material.
#paratodosverem – Vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, acompanhando operação de despoluição visual no Centro— — —
Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Fotos – Valdo Leão/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCDMSm