Prefeitura alinha início de obras para reabertura ao tráfego de veículos de quatro ruas históricas do centro de Manaus

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus está se preparando para iniciar uma das maiores transformações no coração da cidade: a readequação das ruas Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marcílio Dias e Henrique Martins. Após décadas fechadas ao tráfego, essas vias voltarão a permitir a circulação de veículos, em um projeto que integra o “Mutirão no Centro”.

As intervenções vão contemplar a implantação de REDE de drenagem, asfaltamento das vias, recuperação de calçadas, instalação de novas grelhas em fibra de vidro, de alta resistência e sem valor comercial no mercado clandestino, além da modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED mais potentes. No caso da rua Henrique Martins, está prevista, ainda, a recuperação do pavimento em pavi (peças de concreto), já existente.

O vice-prefeito, Renato Júnior, ressalta que a expectativa é que as obras inaugurem um NOVO ciclo de valorização da região central. “Estamos alinhando um conjunto de ações que vai devolver movimento, segurança e dinamismo ao centro histórico. Esse é um pedido antigo da população e uma determinação do prefeito David Almeida. Muito em breve, será uma realidade que vai beneficiar moradores, lojistas e trabalhadores informais”, afirmou Renato Junior.

Para garantir mobilidade adequada, o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) vai implantar um sistema binário de circulação, permitindo que o tráfego flua em sentidos alternados.

“A medida vai assegurar fluidez, melhorar o acesso às lojas e preservar a segurança de pedestres, com reforço na sinalização e ordenamento do tráfego”, explica o vice-presidente do órgão, Leda Júnior.

O reordenamento dos camelôs será outro eixo fundamental do trabalho. A ação, conduzida por meio de diálogo com os trabalhadores informais, busca garantir espaços adequados para todos, sem comprometer a mobilidade e a organização do Centro.

“Vamos garantir condições dignas para os trabalhadores informais e, ao mesmo tempo, devolver mobilidade e segurança para quem circula pelo Centro”, explica o secretário municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Wanderson Costa.

Simultaneamente, a Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp) atuará de forma intensiva com equipes de varrição, coleta e manutenção, reforçando os cuidados com o espaço público.

“Vamos manter equipes permanentes atuando na varrição, coleta e manutenção para que a população possa vivenciar um espaço mais limpo, organizado e agradável todos os dias”, afirma o subsecretário da Semulsp, Altevir Moreira.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf 

Fotos – Carlos Oliveira / Vice-prefeito 

Compartilhar este artigo