O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, na manhã deste domingo, 24/8, a “Faixa Liberada” na avenida Getúlio Vargas, no centro da capital. Aulas de ritmo e dança, grupos de capoeira, festival de drones, disputas de futebol de sabão, exposição de animais e atividades circenses foram algumas das atrações que movimentaram o primeiro dia de programação, que acontecerá todos os domingos, das 6h às 12h.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou que a faixa é o mais NOVO espaço de esporte, diversão e lazer para quem vive e mora em Manaus. “Nós trabalhamos por três meses com planejamento para que pudéssemos, no dia da execução, obter o êxito. A população entendeu o recado e atendeu esse convite. A ‘Faixa Liberada’ na avenida Getúlio Vargas foi um sucesso”, celebrou.
Por sua vez, o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, enfatizou todo o trabalho que está sendo desenvolvido para dar vida e movimento ao Centro de Manaus. “Aqui é o lugar que conta nossa história. É a síntese de todas as zonas da capital. São 16 secretarias, mais de 1.100 homens e mulheres que atuam para transformar o Centro no “Mutirão no Bairro”, afirmou.
O subsecretário da Seminf, Efraim Aragão, complementou que a faixa se soma a todas as intervenções estruturais que estão sendo executadas no centro de Manaus no âmbito do “Mutirão no Bairro”. “Nós estamos trabalhando aqui há mais de 15 dias fazendo recapeamento de vias. Em Manaus, mais de 13 mil vias já foram recapeadas. É uma preocupação nossa. E aqui no Centro também já recuperamos calçadas e estamos atuando na orla”, lembrou.
Para o subsecretário municipal de Juventude, esporte e lazer (Semjel), Roberto Dinamite, a iniciativa mostra o compromisso em valorizar o esporte e lazer na cidade. “É um gol de placa muito grande da prefeitura em resgatar o centro histórico. Nós da Semjel só temos a agradecer o apoio das demais secretarias da gestão”, compartilhou.
Esse projeto na avenida Getúlio Vargas transformou a via. Ao invés de carros, amigos e famílias ocuparam o local, enquanto corriam, patinavam ou disputavam uma partida de ping-pong.
Comércio
Com o NOVO espaço, os lojistas e feirantes serão impactados diretamente com a grande circulação no Centro. “A determinação do prefeito David Almeida é dar total assistência para o lojista, para o feirante e para o ambulante. Nós estamos trazendo de volta as famílias para o Centro. Nós estamos trazendo de volta um centro pujante”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de agricultura, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, comentou a medida positiva para o comércio local. “A mudança aqui é tão drástica que as lojas do Centro estão abertas aos domingos, algo que nós não víamos antes. E consequentemente vai aumentar o fluxo de pessoas e de vendas. O Centro que estava morto, agora está vivo”, concluiu.
Segurança viária
Um estudo de engenharia no trânsito foi realizado para garantir a circulação de veículos e pessoas de forma segura e coordenada, como explicou o vice-presidente do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), Edson Leda.
“Hoje, o Centro vive uma nova realidade com a ‘Faixa Liberada’ aqui na Getúlio Vargas. Nós temos aqui aproximadamente 20 pontos de intervenções viárias para organizar o fluxo e o contrafluxo de veículos. O trabalho do IMMU é intenso para orientar o condutor e oferecer um ambiente agradável no Centro”, garantiu.
Visitantes
A advogada Emylle Gomes veio para o primeiro dia da liberação da faixa na avenida Getúlio Vargas e festejou a iniciativa. “É um estímulo muito grande, está sendo incrível, todo domingo eu venho para cá aproveitar”, assegurou.
Quem também aproveitou o projeto foi a estudante Luciana Paiva. Ela disse que percorrer o Centro a pé faz com que a história de Manaus seja mais conhecida. “Está sendo muito bom. Até comentei com minha amiga que a faixa vai trazer mais pessoas e, assim, Podemos fazer turismo, conhecer Manaus e fazer um passeio bem regional”, finalizou.
— — —
Texto – Tiago Auzier/Semcom
Fotos – Clóvis Miranda/Semcom e Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCrMsX