O programa “Pra Sempre Boi-Bumbá”, sucesso entre os ouvintes da Rádio Aleam desde sua estreia em junho, passa a integrar a grade fixa da emissora e será transmitido todos os domingos, às 13h, na frequência 106,9 MHz. Neste mês de outubro, o destaque são duas edições especiais sobre a história do Boi Manaus, festa oficial que celebra o aniversário da capital amazonense, desde a década de 90.
Idealizado pela Diretoria de Comunicação da Aleam, sob coordenação da jornalista e radialista Mônica Santaella, o programa nasceu na TV Aleam, durante a pandemia da Covid-19, com o propósito de manter viva a tradição do boi-bumbá mesmo em tempos de isolamento. O sucesso levou à criação da versão radiofônica, que conquistou o público ao unir história, música, entrevistas e memórias afetivas do universo bovino.
Com apresentação de Michele Gouvêa, Chris Reis, Stephane Simões e Walter Junio, o “Pra Sempre Boi-Bumbá” traz quadros temáticos, entrevistas e debates conduzidos com alegria e descontração.
A cada edição, o programa mergulha em diferentes aspectos da tradição, revelando um verdadeiro mosaico da cultura popular amazonense, que vai além do Festival de Parintins.
As pautas abordam desde os bois de Manaus e festas dos municípios do interior até homenagens a grandes nomes da história do movimento, como Arlindo Júnior, Paulinho Farias, Marquinhos Azevedo, Sidney Rezende e Emerson Maia, que já não estão mais por aqui.
Edição especial: Aniversário de Manaus
Para celebrar o aniversário da cidade, o programa preparou duas edições especiais dedicadas ao Boi Manaus. A primeira vai ao ar neste domingo (19/10), destacando personagens e momentos marcantes desde a criação da festa, em 1997.
“O ‘Pra Sempre Boi-Bumbá’ começou em junho, com episódios sobre o Festival de Parintins”, relembra a apresentadora Michele Gouvêa. “Depois, falamos sobre outros festivais e bois do Amazonas. Agora, com o aniversário de Manaus, surgiu a ideia de contar a história do Boi Manaus, em homenagem à cidade. Entrevistamos personagens históricos, como o empresário Jorge Carioca, um dos mentores da festa, além de artistas precursores como Mailzon Mendes, Carlinhos do Boi e Israel Paulain”, explicou.
“Tem ainda muita toada desses quase 30 anos do evento, com sugestões enviadas pelos ouvintes”, completou a jornalista Chris Reis, que também apresenta o programa.