Por intermédio da deputada Joana Darc, ação de castração atende mais de 200 animais na comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara

Após articulação da deputada estadual Joana Darc (UB), com apoio da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), e do vereador Arnoud Lucas (Podemos), a comunidade do Novo Remanso, no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), recebeu pela primeira vez uma ação de castração.

A ação de castração aconteceu no sábado (18/5), na Escola Estadual Sérgio Mendonça Aquino, na zona rural de Itacoatiara, atendendo mais de 200 animais da cidade.

Presidente da CPAMA, a deputada Joana Darc reiterou a importância da ação para o bem-estar dos animais e saúde pública da comunidade Novo Remanso, uma vez que a castração diminui a quantidade de animais em situação de rua, reduzindo a propagação de zoonoses.

“Ações como essa são de grande importância, porque a medida que castramos os animais, são menos cães e gatos nas ruas abandonados e proliferando doenças. Foram mais de 200 animais, ou seja, cerca de 200 tutores que receberam a orientação sobre o cuidado com seu bichinho, colaborando com a saúde pública da comunidade”, disse.

Além da castração, a parlamentar, que também é médica veterinária, garantiu que os animais da comunidade Novo Remanso receberam avaliação veterinária para assegurar a proteção à saúde de cães e gatos.

Agradecimento

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, agradeceu o apoio da deputada Joana para a realização da ação de castração na comunidade Novo Remanso. O parlamentar ainda ressaltou que um animal castrado salva a vida de outros 100.

“Agradeço a deputada Joana Darc por receber a nossa solicitação em seu gabinete, para fazer essa grande ação que amplia a saúde pública do nosso município. Os amigos do Novo Remanso estão muito satisfeitos porque sabem que a castração é a solução de muitos problemas, salvando a vida de vários animais”, declarou.

Maio Amarelo

Na oportunidade, a comunidade de Novo Remanso recebeu o material gráfico da campanha “Maio Amarelo”, criada por Joana Darc, por meio da Lei n.º 5.038/2019, que institui o mês para prevenir e combater o atropelamento de animais nas vias públicas do Estado.

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment