Por iniciativa do deputado Mário César Filho, Operação Limpa Nome entra no penúltimo dia com alta demanda

Reporter da Cidade

A 3ª edição da Operação Limpa Nome, promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), presidida pelo deputado estadual Mário César Filho (UB), chegou ao seu penúltimo dia com grande procura. A ação segue até quinta-feira (27/3), das 8h às 14h, na sede da Aleam, oferecendo condições especiais para renegociação de dívidas com a Amazonas Energia e Águas de Manaus.

Desde segunda-feira (25/3), consumidores têm conseguido descontos de até 90% com a Amazonas Energia e até 80% com a Águas de Manaus, além de parcelamentos em até 80 vezes, conforme análise de cada caso. A Amazonas Energia também permite parcelar em até 18 vezes no cartão de crédito, sem juros.

“Só tenho a agradecer. Consegui negociar tudo e sair com meu nome limpo. Isso muda muita coisa para mim”, afirmou José Carlos, morador do bairro Educandos, que foi atendido nesta terça-feira (26).

Além dos atendimentos gerais, a CDC-Aleam tem recebido uma demanda crescente de donos de vilas e quitinetes, que enfrentam problemas com contas deixadas por antigos inquilinos. Como os contadores geralmente estão no nome dos proprietários, eles acabam sendo responsabilizados por débitos de terceiros. A Comissão tem orientado esses casos e apoiado os consumidores na tentativa de resolver a situação junto às concessionárias.

“Muitos donos de quitinetes e vilas estão nos procurando com esse tipo de problema. Eles não contraíram a dívida, mas ficaram com o nome sujo por causa do descaso de quem saiu. Estamos prestando apoio e orientação para que eles também tenham a chance de regularizar”, destacou o deputado Mário César Filho.

A Operação é voltada exclusivamente para pessoas físicas e não contempla quem já participou de edições anteriores ou do Feirão do Procon-AM. São distribuídas 300 fichas de atendimento por dia pelas concessionárias.

Segundo dados da Serasa, mais de 1,5 milhão de adultos no Amazonas estão inadimplentes. Desses, mais de 562 mil têm dívidas abaixo de R$ 100 valores que, mesmo pequenos, comprometem o acesso ao crédito e à estabilidade financeira.

Última oportunidade é nesta quinta-feira

Quem ainda não participou da Operação tem uma última chance. Os atendimentos ocorrem das 8h às 14h, no hall da Aleam. É necessário apresentar documento com foto e uma conta atualizada da concessionária com débito.

A CDC-Aleam também oferece atendimento jurídico gratuito e assessoria permanente para renegociação de dívidas com bancos, operadoras e empresas. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sala 405 do Poder Legislativo.

Compartilhar este artigo