PMM realiza Semana do TDAH na rede municipal de ensino

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 1º/8, a Semana de Conscientização sobre o Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com atividades nas escolas municipais Hiran de Matos Caminha e Maria Ferreira, localizadas no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital.

A programação incluiu ginástica laboral, palestras para pais e responsáveis, além de atividades lúdicas e educativas para os alunos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre o TDAH e promover práticas pedagógicas inclusivas.

De acordo com o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e o acolhimento da diversidade no ambiente escolar.

“A Prefeitura de Manaus tem avançado significativamente na área da educação, especialmente no atendimento às necessidades específicas dos nossos alunos. A gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Júnior, junto à equipe liderada pelo secretário Júnior Mar, tem dado passos firmes na construção de uma educação mais justa e funcional”, destacou.

A ação contou com a participação de pais de alunos diagnosticados com TDAH, como Jamille Pereira da Costa, mãe de Carlos da Costa Sabóia, de 10 anos, estudante da escola municipal Hiran Ferreira desde os 7 anos. Ela compartilhou sua experiência e reconheceu o papel da escola no processo de aprendizagem.

“A escola ajudou muito o meu filho. Desde o início, ele sempre teve o acompanhamento necessário. Essas palestras são essenciais para que outros pais também conheçam o transtorno e saibam como lidar com ele”, relatou.

As crianças também participaram com entusiasmo das atividades, que incluíram dança, brincadeiras com bambolê e outras dinâmicas educativas. “Estou achando muito legal. Já dancei, brinquei e estou me divertindo muito com meus amigos”, contou Julia Maria, aluna do 4º ano da escola municipal Maria Ferreira.

Coordenador da ação, o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Luís Oliveira, destacou a importância do trabalho conjunto entre escola e família para o acolhimento e acompanhamento dos estudantes com TDAH.

“Nosso papel é oferecer apoio técnico e pedagógico, esclarecendo dúvidas e desmistificando informações equivocadas. O TDAH não é uma deficiência, é um transtorno que PODE ser compreendido e trabalhado com o apoio adequado. Estamos aqui para isso: garantir uma educação de qualidade para todos”, afirmou.

— — —

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCpfaF

Compartilhar este artigo