A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), deu início, nesta quinta-feira, 16/1, aos serviços de terraplanagem na comunidade Livramento, localizada à margem esquerda do Baixo Rio Negro, no igarapé do Tarumã-Mirim. O trabalho prepara o solo para a aplicação do asfalto, que trará mais qualidade de vida à população local.
“O serviço de terraplanagem é a primeira etapa para a chegada do asfalto. Estivemos aqui na semana passada e, mais uma vez, a equipe da Seminf está presente para garantir que o solo esteja pronto para a aplicação do asfalto. Também estamos com a UGPM-Energia (Unidade Gestora de Abastecimento de Energia), que realiza a fiscalização para a instalação da iluminação em LED. Essa é a gestão do prefeito David Almeida, sempre presente com a transversalidade entre as pastas, levando melhorias para toda Manaus, inclusive para a zona rural”, afirmou o prefeito em exercício e titular da Seminf, Renato Junior.
As equipes estão trabalhando com os maquinários necessários, como retroescavadeira e rolo compactador, na rua 27 de Julho, a principal da comunidade, onde também foram realizadas a reforma da escola municipal e da Unidade Básica de Saúde (UBS), Além disso, UGPM-Energia realiza a fiscalização para instalar iluminação em led na comunidade, garantindo mais segurança e eficiência para os moradores.
A agricultora Marta de Melo, 63, mora na comunidade há 30 anos e se mostrou feliz com a chegada das máquinas. Ela foi uma das moradoras que fez a solicitação de uma ponte para a comunidade e a prefeitura também atendeu.
“Estou muito grata de ver essas máquinas trabalhando. Era um sonho nosso e recebemos nossa UBS, nossa escola e uma ponte de qualidade, que eu mesma solicitei por meio de um vídeo. Eles prometeram e cumpriram. Agora, todos os moradores estão muito ansiosos e felizes pela chegada do asfalto”, comemorou Marta.
Em julho de 2024, a Prefeitura atendeu à solicitação da comunidade e removeu a antiga ponte de madeira, substituindo por uma nova estrutura em concreto armado e aço, com 60 metros de extensão. Além disso, a comunidade já havia recebido um poço artesiano e, para ampliar ainda mais o atendimento, as equipes planejam perfurar um segundo poço no local.
A aposentada Francisca Gusmão, 69, mora na comunidade desde 1997 e acompanhou de perto todo o progresso.
“Quando cheguei aqui, era muito difícil. A gente pedia melhorias, mas nada acontecia. Agora, a Prefeitura de Manaus tem olhado para a gente com muito carinho e o progresso chegou. Com esses benefícios, nem penso mais em me mudar daqui”, relatou Francisca.
O próximo passo será a chegada da massa asfáltica, que marcará a transformação da comunidade, melhorando a qualidade de vida e proporcionando mais dignidade a todos os moradores.
— — —
Texto – Rayana Coutinho / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf
Disponível em – https://www.flickr.com/gp/prefeiturademanaus/U575470A39