A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Operações de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira, 27/5, uma operação intensiva de fiscalização para coibir infrações de trânsito que comprometem a segurança e a fluidez do tráfego na cidade. A ação resultou em 38 autuações por estacionamento irregular e na remoção de 9 veículos ao parqueamento do órgão.
As equipes do IMMU atuaram em vias de grande circulação da zona Centro-Sul, como as ruas Belo Horizonte, Tancredo Neves, Mário Ypiranga, Maneca Marques e outras localidades onde o volume de tráfego é elevado e o respeito às normas de trânsito é fundamental para a mobilidade urbana.
As principais irregularidades identificadas foram veículos estacionados sobre calçadas, a menos de cinco metros de esquinas, e em pontos que comprometem a visibilidade, a circulação de pedestres e o fluxo de outros veículos.
“O espaço público é coletivo e deve ser respeitado. Estacionar em local proibido, especialmente em calçadas e esquinas, é uma conduta que coloca vidas em risco. Nosso trabalho é garantir um trânsito mais humano, seguro e organizado”, afirmou o diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.
Além do monitoramento, a operação tem caráter educativo e preventivo, alertando condutores sobre a importância de seguir as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em locais inapropriados, além de comprometer a segurança, é uma infração sujeita à multa, cinco pontos na CNH e remoção do veículo.
O IMMU reforça que as fiscalizações continuarão em toda a cidade, com foco especial em áreas críticas e de alta circulação, com o objetivo de garantir a segurança viária e a acessibilidade de todos os cidadãos, especialmente dos pedestres.
— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Divulgação / IMMU