PMM atua para minimizar impactos das chuvas e reforça ações

Reporter da Cidade

As fortes chuvas que atingiram Manaus entre a madrugada e o início da manhã deste domingo, 27/4, mobilizaram imediatamente as equipes da Prefeitura de Manaus. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os trabalhos se intensificaram nas ruas para reduzir os danos causados pelas precipitações e garantir a segurança da população.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, esteve desde cedo acompanhando as ações emergenciais. “O trabalho começou ainda de madrugada. Estamos nas ruas desde as primeiras horas do dia para minimizar os danos e garantir a segurança da população, como determina o prefeito David Almeida”, afirmou.

Renato destacou que a prioridade é agir rápido, especialmente em áreas críticas. “Não estamos apenas limpando ruas. Estamos protegendo vidas, restabelecendo o direito de ir e vir dos moradores e mitigando riscos de novos desabamentos. Cada ação emergencial que realizamos hoje é resultado de planejamento, da prontidão das equipes e da decisão da gestão de não esperar a situação piorar para agir. Essa é a diferença de uma prefeitura que está presente de verdade na vida das pessoas”, completou.

No bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, as equipes da Seminf atuam na recuperação da avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga avenida Recife, onde um desbarrancamento de terra atingiu parte da pista, exigindo trabalho imediato para liberação da via e segurança dos motoristas.

No Lírio do Vale, zona Oeste, duas frentes foram acionadas. Na rua Ipanema, a força da água provocou o desabamento de um muro, interditando o acesso de veículos. As equipes trabalham na limpeza, remoção de entulhos e reconstrução emergencial da área. Já na rua Sebastião do Passé, outro muro desabou sobre duas casas. Felizmente, não houve registro de vítimas. A Seminf atua na desobstrução e limpeza da área, para devolver a segurança às famílias afetadas.

A Prefeitura de Manaus reforça que o descarte irregular de lixo nas ruas é uma das principais causas de entupimentos de bueiros e agravamento de alagamentos, e pede a colaboração da população nesse período de fortes chuvas.

Até o momento, a Defesa Civil registrou 37 ocorrências relacionadas às chuvas na cidade. Para situações de emergência, o órgão pode ser acionado pelo número 199.

As equipes da Seminf, Semulsp (Limpeza Urbana) e Defesa Civil seguem em campo, de forma integrada, monitorando áreas vulneráveis, realizando desobstruções de bueiros, retiradas de barreiras e dando suporte às famílias afetadas.

— — —

Texto – Valesca Martins/ Seminf e Alessandra Taveira/ Gabinete Vice-Prefeito 

Fotos – Alessandro Araújo/ Seminf

Disponível em – https://flic.kr/s/aHBqjCbx8u

Compartilhar este artigo