PL do deputado Cristiano D’Angelo pretende instituir o Mês de Conscientização e Prevenção do Diabetes

O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 886/2023, que deve instituir o Mês de Conscientização e Prevenção do Diabetes no Amazonas, o “Novembro Azul”. O Dia de Conscientização e Prevenção do Diabetes para intensificação das ações educativas e de atenção à doença, é celebrado no dia 14 de novembro, no Amazonas.

“O Mês de Conscientização e Prevenção do Diabetes não é apenas para informar sobre o diabetes, suas causas, métodos de prevenção, tratamentos e efeitos para a saúde, mas também incentivar a implementação de políticas públicas e iniciativas que permitam que as pessoas com diabetes vivam mais e com mais qualidade de vida, orientando a população sobre os fluxos de atendimento na rede de serviços locais de saúde para o tratamento do diabetes, com o objetivo de facilitar o acesso aos cuidados com a saúde”, reforçou Cristiano D’Angelo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o diabetes abrange 5,4% da população adulta no Amazonas, o equivalente a 144 mil pessoas. O dado consta na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, ano em que a população com 18 anos ou mais, estimada para o Estado, era de 2,866 milhões de pessoas.

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garantenergia para o organismo. Como consequência do quadro, podem surgir questões como a neuropatia, problemas vasculares, cardíacos, renais, cegueira, ansiedade, depressão, entre outros.

Sobre a Data

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao crescente número de casos da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença para 2030 é de 21,5 milhões de pessoas acometidas.

Diabetes

O diabetes é caracterizado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo organismo. O hormônio é responsável por regular a glicose no sangue, garantindo energia ao organismo.

“A campanha ‘Novembro Azul Diabetes’ permite sensibilizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados desde a primeira infância, para prevenir a alteração, que entra na lista das chamadas doenças crônicas”, destaca Cristiano D’Angelo.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), no Amazonas, existem mais de 185 mil pessoas vivendo com diabetes. Deste total, a maioria (61,72%) está na capital, Manaus, onde o número de diabéticos ultrapassa 114 mil, dados de 22 de junho de 2023.

O tratamento inicial no Sistema único de Saúde (SUS) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após o diagnóstico, o paciente com complicações da doença é encaminhado via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) para atenção especializada, seja para consulta com médicos especialistas ou acompanhamento multidisciplinar no Programa Pé Diabético, realizado em seis policlínicas dentro do Estado pela SES-AM.

 

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment