PL do deputado Cabo Maciel que institui ‘Campanha de Conscientização sobre Retinoblastoma no Amazonas’ é aprovado pela Aleam

Durante Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei nº 858/2023 do deputado estadual Cabo Maciel (PL), que institui a “Campanha de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma no Estado”.

O retinoblastoma é um tipo de câncer ocular que afeta principalmente crianças pequenas e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Com a nova Lei, serão realizadas campanhas públicas de conscientização em todo o Estado, visando informar a população sobre os sintomas, formas de tratamento e cuidados com o retinoblastoma.

Dentre as ações previstas pela Lei, destacam-se a divulgação de material informativo sobre o diagnóstico precoce, a realização de palestras educativas em escolas e unidades de saúde e o incentivo para que os pais levem seus filhos para consultas oftalmológicas regularmente.

Para a execução dos objetivos da campanha, o Poder Público Estadual poderá celebrar convênios e parcerias com pessoas jurídicas de direito público e privado, visando ampliar o alcance das ações e garantir o sucesso da iniciativa.

A iniciativa representa um importante passo na conscientização da população sobre os riscos do retinoblastoma e na promoção do diagnóstico precoce, contribuindo para salvar vidas e garantir uma melhor qualidade de vida para as crianças do Amazonas.

“A aprovação do Projeto de Lei representa um marco crucial na proteção da saúde ocular e na promoção do bem-estar das crianças do Estado, ao estimular a identificação precoce dessa doença ocular rara, mas potencialmente grave. Essa iniciativa não apenas visa aumentar a conscientização sobre o retinoblastoma e seus sintomas, mas também busca incentivar a realização de exames oftalmológicos regulares, possibilitando um diagnóstico precoce e, consequentemente, um tratamento mais eficaz, salvando vidas e preservando a visão das futuras gerações amazonenses”, destaca Cabo Maciel.

 

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment