Paulo Tyrone destaca desafios de mães atípicas no cuidado de crianças com TEA – Câmara Municipal de Manaus

Redação
Por Redação

Tyrone destacou a trajetória do servidor da CMM, Leonardo Santos – Foto: Divulgação/Assessoria

Parlamentar aproveitou a data para destacar papel das mulheres nas famílias atípicas

No Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2 de abril), o vereador Paulo Tyrone (PMB) usou seu tempo de fala na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para destacar os desafios de mães atípicas no cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O vereador iniciou o discurso citando o neuropediatra Paulo Liberalesso, que considera a data como o dia nacional da conscientização da mulher que deixa sua vida de lado para cuidar de outra vida.

“Me dirijo aqui, inicialmente, às mães atípicas que, em sua maioria, abdicam de suas vidas para cuidar da vida dos seus filhos”, disse o vereador pontuando a preocupação dessas mulheres em relação a criação dos filhos.

“Uma vez eu escutei que ‘as mães atípicas não têm direito de morrer, porque o que mais passa pela cabeça dessas mamães é se perguntar o que vai acontecer com o filho quando isso acontecer’. E isso é muito real”, acrescentou o parlamentar.

O vereador citou como exemplo de amparo às mães atípicas o trabalho realizado pelo Centro de Atendimento para Crianças Autistas de Itacoatiara, no interior do Amazonas.

“Lá, enquanto as crianças estão sendo atendidas, as mamães também são atendidas pelo psicólogo, justamente para acalmar o coração delas desta preocupação”, ressaltou.

Projeto ‘Autistas Crescem’

O vereador falou ainda sobre o projeto ‘Autistas Crescem’, do Instituto Passo Azul, que trabalha em prol do futuro das pessoas com TEA. Como exemplo disso, Tyrone destacou a trajetória do servidor da CMM, Leonardo Santos.

“Eu trago exemplo do nosso funcionário aqui dessa Casa, do Léo. O Léo é autista de grau 1 e ele tem uma carreira brilhante”, completou Tyrone, destacando que “inclusão é sobre ouvir, aprender e respeitar”.

Texto: Eduardo Figueiredo (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhar este artigo