A Amazônia está representada na principal premiação da imprensa brasileira. A jornalista Paula Litaiff, diretora da Revista Cenarium, foi indicada ao prêmio 10+ Jornalistas Mais Admirados do Brasil 2025, organizado pelo Jornalistas&Cia e pelo Portal dos Jornalistas. O reconhecimento celebra profissionais que têm se destacado por sua atuação relevante, ética e transformadora em todas as regiões do país.
Paula Litaiff é uma das sete jornalistas da região Norte entre os mais de dois mil nomes inicialmente indicados por profissionais de imprensa. Agora, na fase final, a votação é aberta ao público e vai até 11 de agosto. O resultado divulgará os 100 jornalistas mais votados, os 10 primeiros colocados em nível nacional e os cinco campeões regionais.
A indicação de Paula Litaiff representa a força do jornalismo feito fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília. Fundadora da Cenarium, ela coordena reportagens que abordam os desafios ambientais e sociais da Amazônia, sempre com um olhar crítico e inovador. A revista tem sede em Manaus e vem se destacando por um modelo multiplataforma e pela abordagem humanizada em temas sensíveis como violência contra povos indígenas, mudanças climáticas e desigualdade social.
O reconhecimento nacional não apenas celebra sua trajetória, mas também representa o esforço diário de uma imprensa regional comprometida com a verdade e com a diversidade de vozes brasileiras.
Palavras-chave:
Paula Litaiff é jornalista, diretora da Revista Cenarium e uma das principais vozes da comunicação na região Norte do Brasil. Amazonense, iniciou sua trajetória em redações locais e rapidamente se destacou pelo trabalho combativo e inovador. Em sua carreira, tem se dedicado à produção de conteúdo com foco socioambiental, cobertura de direitos humanos, povos tradicionais e jornalismo de dados. Sob sua liderança, a Cenarium cresceu como veículo independente e multiplataforma, reunindo revista eletrônica, impressa, agência de notícias e TV Web, com sede em Manaus. Reconhecida nacionalmente, Paula é uma das poucas mulheres amazônidas a ocupar papel de liderança na mídia brasileira.