A necessidade de obras de recuperação da BR-319 voltou a ser destaque na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Sessão Plenária, desta terça-feira (10/9). Os parlamentares repercutiram a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Estado nesta terça, e cobraram melhorias na BR-319, que liga o Amazonas ao resto do país.
O deputado Sinésio Campos (PT) falou que a visita do presidente Lula a municípios do interior, inicialmente, tem o objetivo de verificar a situação da população ribeirinha neste momento de seca severa que vive o Estado, anunciando crédito extraordinário e medidas de combate à estiagem.
“A vinda do presidente da República e seus ministros ao Amazonas mostra o compromisso com o Estado, vindo trazer recursos à população impactada pela seca”, destacou Sinésio.
Repercutindo a presença da comitiva federal no Amazonas, o deputado João Luiz (Republicanos) disse esperar que todos sejam sensibilizados com a situação do povo, que vive isolado, por não ter uma estrada pavimentada e precisa enfrentar uma rodovia sem asfalto, correndo risco de ficar dias presos em trechos de lama.
“Hoje, existe muita tecnologia capaz de recuperar a rodovia, com impactos mínimos à fauna e à flora”, declarou o parlamentar, apelando para que o presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tenham “sensibilidade” para entender a importância da BR-319 para a população amazonense.
“Fazer discursos que ama o povo do Norte é muito bonito. Nós precisamos sair do discurso para a prática. Espero que a ministra Marina saia daqui com este entendimento”, concluiu João Luiz.