Maria de Fátima e Lucas dos Santos farão parte da delegação que disputará a competição que ocorrerá no Cairo em 2025


Os paratletas amazonenses, Maria de Fátima e Lucas dos Santos, foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para o Mundial de Halterofilismo Cairo 2025. Os paratletas, que receberam patrocínio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual, se concentrarão no Centro de Treinamento Paralímpico entre os dias 3 e 4 de outubro, em seguida embarcam para a competição, que ocorrerá no Egito, de 11 a 18 de outubro.
“A convocação da Maria e do Lucas mostra a força do esporte paralímpico amazonense. Isso é reflexo de um trabalho coletivo, de políticas públicas bem direcionadas, e da dedicação dos nossos talentos. O Governo do Amazonas segue comprometido em ampliar o acesso, garantir estrutura e valorizar nossos atletas em todas as modalidades”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo.
Maria de Fátima tem entre suas principais conquistas o bronze na categoria até 67kg nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, bronze na categoria até 67kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, prata na equipe feminina no Mundial de Dubai 2023, bronze na Copa do Mundo de Dubai em 2022. O técnico de Maria, Luiz Claudio Campos, também fará parte da delegação brasileira no Mundial.
“Essa competição é fundamental dentro do ciclo Los Angeles 2028, que já começou com força total. Graças a Deus, consegui atingir o índice necessário e, além disso, tenho a alegria de ver meu técnico, Luís Cláudio, também convocado para representar o Amazonas nesse evento internacional. Nosso trabalho foi reconhecido e estamos vendo os resultados”, exaltou Maria de Fátima.
Lucas dos Santos tem em seu currículo um ouro até 49kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, bronze nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019. O paratleta também representará a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Halterofilismo, no Chile, entre os dias 15 a 17 de agosto, e servirá como preparação para o evento no Cairo.
O Mundial será a primeira competição oficial integrante do Qualification Pathway para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028, conforme determinação da World Para Powerlifting (WPPO). O Brasil terá sua maior delegação na história da competição, com 25 representantes, sendo 16 mulheres e nove halterofilistas homens.
O post Paratletas do Amazonas representarão o Brasil no Mundial de Halterofilismo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.