A Comissão de Segurança Pública, acesso à justiça e Defesa Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu na nesta terça-feira (19/8), o secretário de estado da segurança pública, coronel PM Vinícius Almeida, para esclarecimentos sobre a condução das políticas de segurança e ordem pública. Para o deputado Comandante Dan (Podemos), a solução da segurança pública passa pela prioridade orçamentária à área e, em parte, pelas mãos do Legislativo.
“Coronel Vinícius é bem-vindo, apresentou números significativos e demonstrou capacidade de gestão. Mas a solução de uma política de longo prazo e com resultados eficazes passa pelas leis orçamentárias, que são examinadas nesta casa legislativa. Todo ano proponho emendas à data-base, ao auxílio fardamento, à contratação de aprovados nos concursos e à realização de novos concursos. Minhas emendas têm sido sistematicamente recusadas”, declarou o presidente da Comissão, que é oficial policial militar da reserva.
Com a presença dos deputados Daniel Almeida (Avante), Delegado Péricles (PL), Felipe Souza (PRD), bem como do vereador Coronel Rosses (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus, a reunião foi marcada por discursos técnicos e um clima cordial entre os participantes.
saúde mental dos policiais e bombeiros, pagamento do auxílio fardamento, aprovados em concursos e a realização de novos concursos foram temas que marcaram o debate entre as autoridades.
O deputado Comandante Dan lembrou que os parlamentares podem reforçar as propostas de emendas às leis orçamentárias e votar a favor delas, além de destinar emendas impositivas, bem como legislar sobre segurança.
“Alguns temas abordados, como receptação de furto, e saúde mental dos profissionais da segurança pública, foram alvo de projetos de lei e de emendas minhas. A Assembleia PODE fazer uma enorme diferença na área. Sinto que estamos no final de um governo começando a acertar. Mas a solução de problemas estruturais, como aqueles ligados aos recursos humanos, passam por uma decisão política de governo, e não do secretário”, finalizou Dan.
O secretário Vinícius Almeida fez uma exposição detalhada das ações, com destaque para o investimento de R$ 119 milhões do governo federal em 2024 na segurança do Amazonas e para a redução de 28% dos homicídios no estado de janeiro a julho deste ano.