A Ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) fechou o ano de 2024 com 412 demandas registradas pelos usuários. Os assuntos referentes ao saneamento básico, como o abastecimento de água e o esgotamento sanitário lideraram as reclamações com 379 registros. As questões sobre a iluminação pública da cidade somaram 31 casos.
Os meses com maior volume de atendimentos foram janeiro com 54, abril com 47 e maio com 39 usuários atendidos. As formas mais utilizadas pelos usuários para registrar as demandas foram por meio dos canais eletrônicos, sendo o WhatsApp com 229 demandas recepcionadas e 104 pelo e-mail.
Os usuários residentes nas zonas Norte e Sul da cidade foram os que mais procuraram a Ouvidoria da Ageman para resolver seus problemas junto às concessionárias Águas de Manaus, Manaus Luz e Zona Azul, com 102 e 87 demandas registradas, respectivamente.
Os bairros Cidade Nova, Parque 10, Centro, Nova Cidade, Alvorada, Compensa, Coroado, Novo Aleixo, Planalto e Jorge Teixeira foram as localidades que mais concentraram as reclamações registradas pelos usuários. O percentual de resolutividade das reclamações ficou em 95%. O restante ainda aguarda um posicionamento das concessionárias.
O desempenho da Ouvidoria da Ageman foi destacado como positivo pelo diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.
“Os números da Ouvidoria da Ageman em 2024 refletem o papel essencial da Agência como canal direto entre os cidadãos e os serviços públicos delegados. As 412 demandas registradas, especialmente nas áreas de saneamento básico e iluminação pública, destacam nossa responsabilidade em garantir que os serviços prestados atendam às expectativas da população. Esses dados nos permitem identificar pontos de melhoria e atuar de forma ainda mais eficiente na fiscalização e na busca por soluções que beneficiem toda a cidade de Manaus”, afirmou.
Atendimentos
A Ouvidoria da Ageman atende as demandas referentes aos problemas envolvendo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul.
Cabe à Ouvidoria receber as solicitações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e críticas) e também realizar um trabalho de prevenção, apuração e a mediação de divergências entre as concessionárias Águas de Manaus, Manaus Luz, Zona Azul e seus usuários.
O atendimento das demandas da Ouvidoria acontece de forma presencial no shopping Phelipe Daou, no bairro Cidade de Deus, e também por meio dos e-mails ouvidoria.ageman@pmm.am.gov.br, ouvidoria.ageman2@gmail.com, site www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria e ainda pelo dois números do WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247.
— — — Texto – Tereza Teófilo / AgemanFotos – Divulgação / Ageman