Operação flagrou irregularidades como falta de licença ambiental e depósito de madeira sem Documento de Origem Florestal

FOTO: Divulgação/Ipaam
Uma operação conjunta realizada na terça-feira (08/07) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar resultou na apreensão de madeira nativa serrada e no embargo de uma serraria que operava sem licença ambiental no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, situada nos municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga (distantes respectivamente, 247 e 227 quilômetros de Manaus).
O Ipaam é o órgão responsável pela fiscalização ambiental nas Unidades de Conservação estaduais, incluindo as áreas de maior risco de exploração ilegal. Na primeira etapa da ação, foram apreendidos dez metros cúbicos de madeira nativa serrada, cujo responsável não foi identificado. O material foi destinado de imediato à Defesa Civil do município de Itapiranga.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que as ações de fiscalização são fundamentais para combater a exploração ilegal de recursos naturais.

FOTO: Divulgação/Ipaam
“Mesmo diante de tentativas de ocultação da autoria das infrações, seguimos firmes no nosso compromisso de proteger as florestas e assegurar o uso sustentável dos recursos ambientais”, afirmou.
“Além de coibir práticas ilegais, nosso trabalho busca orientar a população sobre a importância do uso responsável dos recursos naturais e os prejuízos causados pela extração irregular de madeira”, acrescentou Picanço.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, com o trabalho articulado e intersetorial do Governo do Amazonas, a fiscalização e a coibição de práticas ambientais ilegais são fortalecidas nas Unidades de Conservação.
“Essa operação demonstra a importância da atuação conjunta entre os órgãos ambientais e as forças de segurança do Estado. Estamos conseguindo ampliar a nossa capacidade de resposta e fortalecer a presença do poder público em áreas sensíveis à pressão por exploração ilegal. É assim que avançamos no combate a esses crimes e garantimos a proteção da floresta e das comunidades que dependem dela”, frisou o secretário.
Mais fiscalização

FOTO: Divulgação/Ipaam
Em ato contínuo, por solicitação da Polícia Civil, a equipe fiscalizou uma serraria de desdobro secundário localizada no entorno da RDS do Uatumã, que funcionava sem a devida licença ambiental. No local, foram encontrados mais 11 metros cúbicos de madeira nativa sem Documento de Origem Florestal (DOF).
A equipe lavrou dois autos de infração, totalizando R$ 13,3 mil, sendo um pela ausência de licença ambiental de funcionamento e outro pelo armazenamento de madeira sem o DOF. Também foram expedidos um termo de embargo/interdição e um termo de apreensão da madeira.
No caso da serraria, o infrator tem 20 dias para quitar os valores das multas ou apresentar defesa, conforme previsto na legislação ambiental vigente, estabelecida pelo Decreto Federal nº 6.514/08.

FOTO: Divulgação/Ipaam
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental do Instituto: (92) 98557-9454.
A operação reforça o monitoramento permanente realizado pelos órgãos ambientais em áreas de maior risco de exploração ilegal, evidenciando o compromisso do Governo do Amazonas com a preservação do patrimônio natural do Estado.
O post Órgãos ambientais na RDS do Uatumã apreendem madeira e embargam serraria irregular apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.