A ação integra a Operação Cheia 2025 para minimizar os impactos das enchentes nos municípios

Foto: Arquivo/Secom
O município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) recebeu, nesta terça-feira (22/04), a ajuda humanitária enviada pelo Governo do Amazonas como parte das ações para garantir o atendimento da população afetada pela cheia no interior do estado. A cidade está em Situação de Emergência devido a cheia dos rios, e cerca de 2 mil famílias estão sendo diretamente beneficiadas com a entrega de alimentos, água potável e itens essenciais.
Para o município, foram entregues 40 toneladas de cestas básicas, 200 caixas d’água de 500 litros, 500 caixas contendo copos com água potável e 2 kits purificadores de água do projeto Água Boa, destinados a comunidades sem acesso à rede de abastecimento.
A ação integra a Operação Cheia 2025, coordenada pelo Governo do Amazonas para minimizar os impactos das enchentes nos municípios da calha do rio Madeira. Lançada pelo governador Wilson Lima, no dia 16 de abril, a operação prevê uma série de envios emergenciais às regiões mais afetadas.
O município de Apuí é o segundo a receber os insumos; Manicoré foi atendido na segunda-feira (21/04), e Humaitá será o próximo a receber a assistência. Ao todo, a ação deve beneficiar mais de 6 mil famílias nos três municípios, aproximadamente 26 mil pessoas. Todos estão com decretos de Situação de Emergência reconhecidos pela Defesa Civil do Amazonas.
Em todo o estado, mais de 29,6 mil famílias já foram afetadas pelas enchentes, totalizando cerca de 118,4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. As nove calhas dos rios do Amazonas permanecem em processo de cheia, com picos previstos entre os meses de março e julho.


De acordo com os decretos municipais mais recentes, dos 62 municípios amazonenses, 10 estão oficialmente em Situação de Emergência, 16 em estado de Alerta e 36 em Atenção.
O secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, destacou a importância da chegada dos insumos nas cidades mais afetadas.
“Apuí é um dos municípios mais afetados pela cheia na calha do Madeira, e por isso foi uma das nossas prioridades. Estamos levando não só alimentos e água potável, mas também a presença do Estado. Cada entrega representa um alívio imediato e o reforço do nosso compromisso com a proteção e o cuidado com a população amazonense”, disse o secretário.
O post Operação Cheia 2025: Ajuda humanitária do Governo do Amazonas chega ao município de Apuí apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.