Seguindo uma tendência em áreas públicas urbanas da capital, a Prefeitura de Manaus vai entregar as obras da primeira etapa do programa “Nosso Centro” com um espaço para os “aumigos”: um playpet instalado no Largo de São Vicente, nas proximidades do Mirante Lúcia Almeida e do Casarão Thiago de Mello, no Centro, zona Sul da cidade.
Com 15 metros quadrados, o espaço sombreado, debaixo de árvores, foi pensado para os bichinhos dos frequentadores da nova área pública, para proporcionar momentos de lazer com seus tutores. O projeto arquitetônico das obras é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e os recursos investidos são do Tesouro Municipal.
Para os amigos humanos, a dica é que os animais estejam devidamente vacinados, saudáveis e livre de parasitas, como pulgas e carrapatos. É obrigatório que o dono tenha a sua sacolinha para recolher os dejetos do cão.
Lembrando que o tutor é responsável pela conduta de seu animal. Os cães deverão estar o tempo todo sob os cuidados de seus proprietários e dentro do alcance de seu comando. Ao entrar e sair do espaço, os cães deverão usar coleira e guia.
“A obra prevê este espaço no largo e a nossa orientação é que todos possam curtir a área com segurança e conforto, mas também com atenção aos animais, seguindo regras básicas de convivência”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.
Primeira etapa
Esta é a primeira etapa de obras do programa “Nosso Centro”, lançado pela gestão David Almeida em 2021 e que desde então vem reabilitando o Centro Histórico da capital em várias frentes e integrando diversas secretarias e órgãos. E são quatro obras em execução – Mirante Lúcia Almeida, Casarão Thiago de Mello, Largo de São Vicente e Píer Turístico.
Paralelamente à intervenção, a Prefeitura monta as operações para ocupação dos prédios, implementa a sinalização gráfica personalizada dos espaços públicos e cria um manual de bom uso das edificações, para o melhor aproveitamento das novas áreas que em breve serão inauguradas e vão poder receber a todos os visitantes.
O programa de reabilitação da Prefeitura fez a desapropriação de seis imóveis que estavam abandonados no local, mantendo a ambiência do entorno.
— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom