Novos professores de creches da Prefeitura de Manaus recebem orientação de práticas pedagógicas

Reporter da Cidade

Com o projeto “Traçados e Trajetos”, professores novatos que atuam em creches da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nos dias 6 e 17 de março, de um encontro realizado pela Gerência de Creches da Semed. A iniciativa teve o objetivo de subsidiar o trabalho dos novos profissionais em creche, suprindo uma lacuna na formação inicial dos professores, fortalecendo as práticas pedagógicas e potencializando as aprendizagens infantis.Neste ano, o projeto já recebeu mais de 270 novos profissionais que assumiram turmas de maternal (crianças de até 3 anos) na rede municipal, abrangendo todas as regiões da cidade, inclusive professores da zona rural.Durante os encontros, os profissionais se aproximaram do conhecimento teórico e prático sobre a relação da neurociência com o desenvolvimento humano, dos documentos norteadores das práticas pedagógicas, do perfil profissional de creche, dos cuidados com a saúde e bem-estar da criança e foram sensibilizados acerca da contraposição entre as práticas tradicionais e as inspiradas na pedagogia participativa.Os professores refletiram, dialogaram e vivenciaram práticas que valorizam a investigação, a escuta ativa e a participação das crianças, por meio de ateliês e ilhas de aprendizagem.

Para a Gerente de Creches, professora Wissilene Brandão, levar os participantes a reconhecer o papel fundamental que exercem no desenvolvimento humano é muito especial.“As professoras participantes destacaram o impacto transformador do projeto, descrevendo a experiência como enriquecedora, acolhedora e inspiradora, dessa forma, os nossos objetivos em oferecer uma educação de qualidade desde a primeira infância é alcançado e quem ganha são as crianças, a família e a sociedade”, ressaltou a gerente.Do ponto de vista da professora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rosa Almeida, Rocineide Souza Maciel, o tema abordado no “Traçados e Trajetos” é de suma importância, especialmente, quando no momento prático, se tem a oportunidade de pensar o desenvolvimento da criança a partir da sua interação com a natureza.“Sabemos que a natureza tem muito a nos oferecer, é rica em todos os tipos de materiais. Temos elementos na natureza que são capazes de trazer bastante aprendizado para as crianças. O que antecede o encontro com os elementos na qual temos que coletar, isso é gratificante, enriquecedor, mexe com nossa imaginação e com a vontade de fazer e pesquisar mais e mais. Envolve a família, que nos auxilia na procura dos materiais. Se nós professores, já nos sentimos motivados e encantados com os elementos da natureza, imagina nossas crianças. Meu muito obrigada”, pontuou.Sobre o projetoO projeto é uma iniciativa da Gerência de Creches com foco nos profissionais recém-chegados nesta fase (diretores, pedagogos, professores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e assessores pedagógicos). 

Todos os servidores que assumirem funções pedagógicas, de gestão ou de saúde em creche, serão atendidos nesse formato de investimento formativo em suas abrangências do Currículo Escolar Municipal da Educação Infantil (CME, Resolução Nº 179/2020).— — —Texto e fotos – Divulgação / Semed

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