NOTA

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus informa que atuou, nesta quarta-feira, 26/3, em ação de combate a um crime ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA Tarumã Ponta Negra). Em ação integrada, equipes designadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) se deslocaram até o local para identificar e notificar ocorrências de desmatamento e queimada. Ao chegar, constataram que os danos já haviam sido executados na área florestal, incluindo a matança de animais silvestres, fato que agrava a situação ambiental.

De imediato, foi realizada a notificação formal da ocorrência. A operação contou com a atuação conjunta do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Guarda Municipal, da Defesa Civil e Semmasclima. 

A presença da Guarda Municipal ocorreu exclusivamente a pedido das secretarias competentes, com o objetivo de garantir a segurança dos agentes públicos durante a apuração da denúncia. A Guarda Municipal não participou da ação de demolição, mantendo uma postura pacífica e de contenção, agindo apenas para preservar a ordem e a segurança de todos os envolvidos.

É importante reforçar que a Guarda Municipal não realiza ações de reintegração de posse, não tendo qualquer competência para executar remoções ou demolições, cabendo-lhe apenas o suporte às ações dos órgãos responsáveis e a preservação da ordem pública. Os agentes também informaram que irão encaminhar à Polícia Militar os relatos envolvendo a demolição das residências por pessoas não autorizadas e reforçará, junto à população, ações de orientação sobre os riscos e ilegalidades relacionados à ocupação irregular de áreas públicas.

A prefeitura reafirma seu compromisso com a legalidade, a proteção ambiental e a garantia dos direitos de todos os cidadãos, atuando sempre em parceria com os órgãos competentes e dentro dos princípios da ordem pública.

— — —

Texto – Divulgação/ Semmasclima e Semseg 

Compartilhar este artigo