Nos 55 anos do Esquadrão Arara, Adjuto Afonso destaca a importância do grupamento para a integração e segurança da Amazônia

Reporter da Cidade

A convite do comandante da Base Aérea de Manaus, coronel aviador Wankley Lima de Oliveira, e do comandante do 1º Esquadrão do 9º Grupo de Aviação (1°/9° GAv), tenente-coronel aviador Denis Benini, o deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) prestigiou nesta quinta-feira (27/3), a solenidade militar em comemoração ao aniversário de 55 anos de atuação do Esquadrão Arara na Amazônia, da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento aconteceu na Base Aérea de Manaus e contou com a presença de autoridades civis e militares, entre eles o comandante do 7º Comando Aéreo Regional (VII Comar), major-brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro.

“A atuação do Grupo Arara é de fundamental importância, não só para a integração da Amazônia, mas também para a segurança de todo o país. Todos sabemos que a Amazônia sofre com isolamento e grandes distâncias e, por isso, a presença da Força Aérea Brasileira na região, com o apoio do Grupo Arara, é um marco que garante a nossa soberania nacional”, comentou o deputado.

Criado na década de 1970, o 1º/9º GAv realiza o suporte logístico ao Exército Brasileiro, transportando diversos insumos para a criação dos Pelotões Especiais de Fronteira, principalmente na região amazônica.

Segundo a FAB, a história do Esquadrão se confunde com a história da própria Força Aérea Brasileira na região amazônica que, nesta mesma data, em 1970, ativou a então Base Aérea de Manaus. Operando a lendária aeronave C-115 Buffalo, os pioneiros do Esquadrão levaram desenvolvimento e esperança aos locais mais distantes.

Homenagem

No ano passado, o deputado Adjuto Afonso recebeu o título de Arara Honorário, da FAB. A honraria, concedida pelo Esquadrão Arara, reconhece o apoio de profissionais que não pertencem ao efetivo da unidade. O evento se deu por conta da formatura e aniversário dos 54 anos do Grupo Araras.

Compartilhar este artigo