O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), participou, nesta sexta-feira (28/3), da solenidade de lançamento oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins, realizada pelo governador Wilson Lima (UB), no Teatro Amazonas. O evento marca o início da temporada de apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido para 2025.
Defensor da cultura popular e entusiasta do Festival de Parintins, Adjuto Afonso destacou a importância da festa para o fortalecimento da identidade cultural do Amazonas e para a economia do Estado. “O Festival de Parintins não é apenas um espetáculo grandioso, mas um motor econômico que gera emprego, renda e impulsiona o turismo em nosso Estado. Precisamos continuar incentivando e valorizando essa tradição que encanta o mundo, que é o que o governador Wilson Lima vem fazendo”, afirmou o parlamentar.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, patrocinadores, torcedores e dos itens oficiais dos bois-bumbás. Como parte da programação pré-festival, os ensaios dos bumbás terão início neste sábado (29/3), no Sambódromo, e seguirão até junho, preparando o público para a grande festa na ilha tupinambarana.
Nos últimos anos, o Festival de Parintins tem se consolidado como um dos principais eventos culturais do Brasil. De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas visitaram a cidade durante o período da festa, movimentando R$ 438 milhões na economia do Amazonas.
“O festival é uma oportunidade de melhorar a economia do nosso Estado, mas ainda assim, o festival é a oportunidade de renovar a nossa esperança e os nossos laços. Nossa gestão pegou o festival no pior momento de todos os tempos, com a pandemia. Agora, todos anos estamos trabalhando para fazer o maior festival de todos os tempos, e faremos, mais uma vez, o maior festival de todos os tempos em 2025“, destacou o governador Wilson Lima.
Adjuto Afonso reforçou seu compromisso com o fortalecimento do festival e a valorização dos artistas e trabalhadores envolvidos no evento. “Nossa cultura precisa de incentivo contínuo, e nós, como representantes do povo, temos o dever de apoiar essa manifestação que eleva o nome do Amazonas e do Brasil”, concluiu.
Com a presença de grandes nomes da política e da cultura, o lançamento do 58º Festival Folclórico de Parintins reafirmou a grandiosidade e a relevância da festa, que segue encantando gerações e promovendo o desenvolvimento socioeconômico do Estado.