No Dia Mundial do Café, deputado João Luiz destaca que destinou mais de R$ 600 mil em emendas parlamentares à cafeicultura do Amazonas

Reporter da Cidade

No Dia Mundial do Café, que é comemorado nesta segunda-feira (14/4), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca que ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) destinou mais de R$ 600 mil em emendas parlamentares para produção, custeio de projetos, distribuição de mudas e aquisição de um veículo nos municípios de Silves e Vila de Lindóia, em Itacoatiara (distante a 274 quilômetros de Manaus).

“Nossas emendas impositivas têm o objetivo de alavancar a cultura cafeeira no estado do Amazonas. Agradecemos ao governador Wilson Lima, que tem executado nossas emendas com o objetivo de melhorar a economia, gerar empregos e renda dos trabalhadores”, disse o deputado João Luiz.

O republicano também é autor das Leis nº 7.391/2025, que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial o Café Robusta Amazônico e nº 7.200/2024, que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial o Cultivo de Café Agroflorestal do Município de Apuí.

Café clonal

Em 2022, o deputado João Luiz, por meio do Requerimento nº 3.049/2022 indicou ao Governo do Amazonas anteprojeto sobre o café clonal, onde trata-se de uma técnica, que consiste na reprodução da planta de café conservando todas as características produtivas, como resistência ou tolerância ao ataque de pragas e doenças, o que facilita a formação de lavouras homogêneas de alta produtividade.

Congresso

Neste mês também foi realizado o I Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas, por meio do Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz. O evento contou com a participação de mais de 700 pessoas, entre agricultores, estudantes, pesquisadores e autoridades no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Compartilhar este artigo