No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Rodrigo Guedes cobra mediadores escolares na rede municipal de Manaus

Redação

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (2 de abril), para cobrar a presença de mediadores na rede municipal de ensino em Manaus.

Em 2021, Rodrigo Guedes sugeriu a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD), sendo presidente da Comissão até 2024. Desde o início do mandato, ele diz travar uma luta com as mães e pais de crianças autistas para conquistar a presença de mediadores nas escolas públicas municipal, ressaltando que há resistência por parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nessa quarta, Guedes cobrou novamente a Semed e usou como exemplo, o caso da mãe atípica, Janaína Anjos que, em 2023, lutou na justiça para que a secretaria ofertasse o mediador escolar para acompanhar seu filho Pedro Caio, o processo durou um ano, até que a pasta de educação ofertou o mediador no final de 2024, mas com o fim do ano letivo a Semed suspendeu o acompanhamento com o mediador.

Agora, segundo o vereador, Janaína Anjos continua lutando na justiça para o retorno do apoio escolar.

“As mães atípicas e crianças autistas são negligenciadas e precisam entrar em uma luta árdua para conseguir um direito que já é de seus filhos e isso não pode ocorrer. Esse é apenas um dos milhares de casos que estão ocorrendo em Manaus. A Semed fornece o mediador e, em seguida, o retira. Isso não é inaceitável, ninguém deixa de ser autista. Exijo que a secretaria oferte os mediadores escolares e cumpra as decisões judiciais imediatamente. Fazer alusão sobre a conscientização do autismo é louvável, mas é necessário cobrar”, salientou Guedes.

Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhar este artigo
Leave a comment