Neste segunda-feira (28 de abril), em alusão ao Dia Mundial da Educação, a vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para cobrar a revisão do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação da capital, que, segundo ela, está extremamente defasado.
Durante seu pronunciamento, a vereadora, que também representa a categoria dos professores e é vice-presidente da Comissão de Educação na CMM, reforçou a necessidade urgente de que os membros se reúnam para discutir a atualização do plano.
“Na última legislatura, montamos uma Comissão para tratar da melhoria do Plano de Carreira. Agora, em uma nova legislatura, é fundamental retomarmos esse trabalho, atualizando nossos direitos e recompondo as perdas salariais”, destacou.
Professora Jacqueline ainda salientou que, além da Comissão e demais vereadores, é essencial a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas discussões.
“Precisamos envolver a Semed para tratarmos não apenas da revisão do plano, mas também da recomposição e do aumento salarial dos professores e dos profissionais da educação em geral. Já estamos em abril, a data-base passou, e é necessário agir com urgência”, enfatizou.
A parlamentar ressaltou ainda que, com as mudanças constitucionais e emendas que impactam diretamente os direitos dos servidores, é indispensável que o Plano de Carreira dos profissionais da educação de Manaus também passe por adequações.
“O plano está ultrapassado em muitos pontos. Precisamos garantir que nossos direitos estejam atualizados de acordo com a Constituição e as novas legislações”, finalizou.
Texto: Katia Bastos (assessoria de imprensa do parlamentar)