No Dia do Orgulho Autista, vereador Rodrigo Guedes cobra mediadores escolares na rede municipal

Dedicado na defesa das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) cobrou, durante Sessão Plenária nessa terça-feira (18/06), que a gestão municipal ofereça mediadores para crianças autistas nas escolas municipais.

O parlamentar criticou o descaso do Executivo Municipal e exigiu que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) cumpra a legislação e contrate profissionais capacitados para atuarem como mediadores.

“Infelizmente, essa é a realidade de vários pais e mães em Manaus, que precisam lutar na justiça pelo direito dos seus filhos. A Prefeitura de Manaus precisa priorizar a educação e o desenvolvimento das crianças autistas, chega de colocar estagiários na função de mediadores. Continuarei cobrando uma educação digna a essas crianças, até que a presença dos mediadores seja uma realidade nas escolas”, disse ele.

Mediadores – A presença de mediadores escolares nas unidades de ensino é garantida através da a Lei n° 12.764/2012, porém, segundo Guedes, o Executivo Municipal tem descumprido a legislação por não realizar a contratação de profissionais capacitados para atuarem como mediadores escolares no ensino municipal, deixando a função ser desenvolvida apenas por estagiários.

Desde o início do mandato, Guedes afirma que tem lutado para que a presença dos mediadores escolares seja uma realidade nas salas de aula das escolas municipais.

Nesta terça-feira, o vereador apresentou o caso do aluno autista João Caio Anjos, que luta na Justiça para ter o acompanhamento de um mediador na sala de aula. A mãe de João, Janaína Anjos, conseguiu uma decisão judicial, em março deste ano, para que a Semed ofertasse um mediador para o acompanhamento do aluno, mas até o momento a secretaria não cumpriu a decisão.

Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Kelvin Dinelli

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment