O dia 21 de abril, além de lembrar a memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um herói nacional, também é dedicado aos policiais civis e militares. O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) considera que a comemoração pede reflexão e luta.
“Temos que aproveitar a data para pensar no futuro das policiais diante de cenários cotidianos tão desafiadores. Lutamos com um contingente reduzido, incapaz de responder à altura do avanço do crime organizado, temos problemas de fronteira que dependem de uma ação nacional e que estão fora do controle exclusivo de nossas policiais e temos pautas trabalhistas importantes a serem atendidas. Neste 21 de abril, apelo que os cidadãos reconheçam a humanidade dos policiais, tão cobrados e tão vilanizados”, declarou o parlamentar, que é policial militar da reserva.
Comandante Dan lembrou que para 2025 foi projetado um contingente necessário de 15 mil policiais militares. Contudo, a realidade da tropa é de 8,5 mil profissionais, dos quais apenas 4 mil estão disponíveis ao serviço operacional. Entre 2008 e 2011, quando comandou a corporação, ele lembra que a PM contava com mais de 10 mil policiais. Isso tudo num cenário de avanço do crime organizado e das facções transnacionais. Para ele, os policiais realizam milagres diariamente. Ele considera que a realidade na polícia civil não é nada diferente. “Estamos em déficit de profissionais de forma geral”.
Ele defendeu o aumento dos contingentes policiais, com a contratação dos aprovados no último concurso e defendeu ainda novos concursos. Pelos cálculos do deputado, há um déficit expressivo de 6,5 mil policiais militares na ativa, e na polícia civil deve ser de aproximadamente 1,5 mil, considerando agentes, escrivães, peritos e administrativos.
O parlamentar citou também a necessidade dos policiais penais. Segundo Comandante Dan, é uma questão de interesse público prioritário, bem como o pagamento das datas-bases pendentes de 2021 e 2022.
“Temos os desafios imediatos de contingente e atualização salarial, mas temos desafios imensos de médio e longo prazo. Recentemente vi um relatório que apontava para um crescimento exponencial dos crimes cibernéticos. Me pergunto se estamos prontos para isso. Os desafios tecnológicos são imensos. Eles se misturam com os desafios ambientais e fluviais: estamos tomados de piratas dos rios e de criminosos que devastam o meio ambiente, por meio dos narconegócios. Este é um dia de profunda reflexão e de luta. Os policiais são heróis anônimos, arriscam suas vidas pela segurança da sociedade, mas eles estão pedindo socorro”, finalizou o parlamentar.