No Dia da Agricultura, Idam ressalta a importância do trabalho de extensão rural para o setor

Redacao
Por Redacao

Com um público predominantemente composto de agricultores familiares, o instituto dedica suas ações ao desenvolvimento sustentável de comunidades rurais

No Dia da agricultura, celebrado nesta sexta-feira (17/10), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) destaca a importância do trabalhador rural na garantia da segurança alimentar dos amazonenses. Com mais de 33,9 mil agricultores no estado, o Governo do Amazonas tem o compromisso de levar assistência técnica e extensão rural (Ater) pública e fomentar o setor primário local.

“O Idam está presente em todos os municípios do estado, por meio de nossas Unidades Locais (UnLoc) e Postos Avançados, trabalhando lado a lado com o agricultor familiar para promover o desenvolvimento sustentável e contribuindo para garantir renda para às famílias e produtos de qualidade na mesa dos amazonenses”, destacou a diretora-presidente do instituto, Eliane Ferreira.

Como órgão estadual de assistência técnica e extensão rural (Ater) no Amazonas, o Idam desenvolve atividades de capacitação, assistência com a logística no escoamento da produção, regularização de documentos rurais, elaboração de projetos de crédito rural, distribuição de mudas e sementes e auxilia o pequeno produtor a acessar benefícios e direitos, tais quais chamadas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa da Regionalização da merenda escolar (Preme).

Serviços de Ater

Em 2024, o Idam realizou 79 cursos, sete Dias de Campo e 172 palestras, além de ter viabilizado cerca de R$ 36 milhões em crédito rural junto a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O trabalho do instituto se manifesta, também, na doação de mudas, a qual é realizada em conjunto com parceiros como a Secretaria do Estado da produção rural (SEPROR), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Fazenda Aruanã.

Ao longo do ano passado, a parceria proporcionou a doação de 62.175 mudas de café, 38.474 mudas de cacau, 6 mil mudas de castanheira, 12.210 mudas de açaí e 14.613 de citros, beneficiando mais de 1,36 mil agricultores.

Compartilhar este artigo