Moradores da zona centro-sul destacam benefícios dos projetos socioesportivos do Governo do Amazonas

Redacao
Por Redacao

Governador Wilson Lima inaugurou novo campo que vai receber projetos implantados pela Sedel, por meio do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci)

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Moradores da zona centro-sul de Manaus agora contam com mais um campo, localizado na comunidade Nova Jerusalém, bairro Flores, que terá a implantação de projetos socioesportivos, por meio do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). A entrega, que aconteceu nesta quinta-feira (27/03), pelo governador Wilson Lima, faz parte dos investimentos do Governo do Amazonas no setor desportivo na capital e interior. 

Moradora da comunidade há 25 anos, a Valcilene Feitosa, de 55 anos, sonhou em ver o espaço revitalizado e bonito. Ao entrar pela primeira vez no campo, contou sobre a emoção de ver a concretização do seu desejo. 

“O campo representa uma grande realização. É uma maravilha e emoção (entrar no campo); é como voltar no tempo mesmo e lembrar a nossa luta. Muitos jovens vulneráveis brincavam aqui antes, então as famílias da comunidade agradecem muito a oportunidade”, disse.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Outra moradora da comunidade, Rosaura Coelho, de 64 anos, explicou que o espaço ficou abandonado por muitos anos, o que causava insegurança nos moradores. Com a revitalização, a sensação de tranquilidade chegou junto, acrescentou ela. 

“Já tivemos muito problema com essa área porque vândalos ocupavam o espaço, mas agora estamos muito gratos pelo fizeram pela gente. Antes, era só um mato, agora ficou maravilhoso”, comentou. 

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Investimentos

Desde 2021, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 20 milhões em construções, revitalizações e reformas de espaços esportivos na capital e interior do estado. As obras são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Ao todo, foram 41 espaços inaugurados, sendo 36 na capital e cinco no interior.

Nos espaços, o Pelci está presente. O programa conta com 32 núcleos na capital amazonense e 10 no interior, incentivando o esporte comunitário em mais de 17 modalidades.

Para o titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, o Estado assume um papel muito importante ao se comprometer com a revitalização de espaços comunitários. 

“Investir no esporte é investir também em prevenção. Uma criança ou jovem que tem um lugar para praticar esportes está longe da criminalidade. Nós sabemos que o esporte fortalece a segurança pública, educação e ajuda na saúde”, destacou. 

De acordo com o secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, a parceria com a Sedel possibilita oferecer uma estrutura completa para a população que realmente carece de políticas públicas e infraestrutura adequada. 

“Nós costumamos dizer que a Sedurb e UGPE constroem o corpo dos espaços (infraestrutura) e a Sedel constrói a alma (projetos). O governador Wilson Lima determinou a ocupação desses espaços para as políticas públicas de esporte e lazer e estamos felizes com mais essa revitalização”, falou. 

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

O post Moradores da zona centro-sul destacam benefícios dos projetos socioesportivos do Governo do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo