Marcelo Serafim alerta sobre campanha de vacinação contra a gripe, que segue até o dia 28 de fevereiro

Redação

A campanha de vacinação teve início no dia 3 de novembro de 2025 e segue até 28 de fevereiro de 2026, tendo como meta a imunização de 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos em Manaus, totalizando 439.396 pessoas.

O vereador Marcelo Serafim (PSB) reforça o alerta à população para que procure os postos de vacinação da capital. O parlamentar, que é farmacêutico de formação, destaca que a vacina contra influenza reduz o risco de agravamento, hospitalização e morte, especialmente entre os grupos de risco.

Até esta terça-feira, 13 de janeiro, dados da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) mostram que a vacinação atingiu 26,67% da meta entre idosos, 29,32% entre crianças de seis meses a 5 anos e 37,91% entre gestantes. Além desses três grupos, a vacinação contra influenza é direcionada para outros 17 grupos prioritários.

Para receber o imunizante, a orientação é que o usuário apresente documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de saúde (CNS), e documento comprovando a inclusão entre os grupos prioritários.

A vacina disponível nas unidades da REDE de Atenção Primária é a Influenza Trivalente, que age contra três tipos de cepas de vírus: A/Victoria (H1N1); A/Croatia (H3N2); e B/Austria (linhagem B/Victoria).

Há contraindicação para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia em doses anteriores. Pessoas com sintomas leves e moderados de gripe podem ser vacinadas, mas a recomendação é que a aplicação da dose seja adiada em caso de febre ou Covid-19.

Texto: Charles Fernandes (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhar este artigo
Leave a comment