Mais de 500 alunos participaram, na noite de terça-feira, 5/11, do evento de socialização dos resultados de aprendizado da edição 2021-2024 do Projovem Urbano/Manaus, realizado nas dependências da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul da capital. O evento da Prefeitura de Manaus, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve como destaque a apresentação dos resultados das qualificações profissionais dos jovens nas áreas de saúde e alimentação.
O Projovem Urbano, programa do governo federal que visa a inclusão social de jovens entre 18 e 29 anos, oferece formação integral, incluindo a conclusão do ensino fundamental e qualificação profissional, com foco nos arcos ocupacionais de Saúde e Alimentação. O objetivo é proporcionar uma reintegração escolar e preparar os participantes para o mercado de trabalho.
A noite de socialização contou com a exibição de espaços simulados que recriaram ambientes de trabalho nas áreas de alimentação e saúde, como botecos, um hotel cinco estrelas, ilhas de massas, espaços de degustação de sushi, e até uma simulação de laboratório clínico e hospitalar. Além disso, banners ilustravam as principais áreas de atuação dos alunos formados, incluindo farmácia, laboratório, administração hospitalar e recepção.
Qualificação Profissional
Em sua fala de abertura, o subsecretário de Gestão Educacional, Junior Mar, parabenizou os alunos pela conclusão do curso e os incentivou a perseverar em sua trajetória. “Se vocês continuarem, terão bons frutos. A educação ainda é o melhor caminho para sermos pessoas bem-sucedidas. Contem com o apoio do nosso prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida para o sucesso de vocês”, afirmou o subsecretário.
A coordenadora do Projovem Urbano/Manaus, Magna Galvão Collyer, explicou o propósito da exposição. “Queremos mostrar à sociedade que o Projovem tem três dimensões: ensino fundamental, qualificação profissional e participação cidadã. Durante o curso, nossos alunos realizaram estágios em empresas de diversas áreas, como hotelaria, alimentação e saúde, e agora estamos apresentando a prática do que aprenderam”, explicou Magna, destacando a importância do programa para o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens.
Oportunidades
Michael Felipe Vieira, de 34 anos, foi um dos alunos que se beneficiou com a qualificação na área de alimentação. Estudante da escola municipal Heleno Nogueira, ele interrompeu os estudos no 6º ano, do ensino fundamental, e decidiu retomar sua educação no Projovem Urbano/Manaus. “Já trabalhava na área de alimentação, mas sem curso ou certificação. Hoje, com a qualificação, tenho mais oportunidades de emprego, como chapista, repositor de alimentos e auxiliar de cozinha. O Projovem abriu novas portas para mim”, comemorou Michael.
Ao longo da edição 2021-2024, o Projovem Urbano/Manaus ofereceu aos alunos não apenas a conclusão do ensino fundamental, mas também uma formação prática que os prepara para atuar com mais competitividade no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de alimentação e saúde. O evento de socialização foi uma oportunidade para os jovens mostrarem à comunidade o resultado de sua dedicação e o impacto positivo do programa em suas vidas.
— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Ulisson Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBQHRH