Há 54 minutos
Órgãos do Poder Judiciário, associações e secretarias estaduais viabilizaram a ação
Foto: Lincoln Ferreira /Sejusc
Flores, fotos e muito amor. Assim foi a noite no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus, para os 164 casais que participaram do Casamento Coletivo – Cidadania para Todos, na noite de sexta-feira (19/07). A cerimônia mobilizou órgãos do Governo do Amazonas, que foi um dos parceiros do Poder Judiciário para realizar a ação.
Roberta Freire e Rhuan Prado foram o primeiro casal a cruzar o salão montado a céu aberto. Amigos dos tempos de escola, eles descobriram que a amizade era amor já na vida adulta e, depois de sete anos juntos, trocaram alianças na cerimônia civil promovida pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM).
“Eu sempre tive olhos para ela, desde a primeira vez que a vi passando na escola […]. Anualmente fazíamos um encontro da turma, aí num evento desses a gente se aproximou. Agora estou aqui escorrendo de suor e nervoso”, brincou o noivo.
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
Os casais receberam bolos individuais, alianças e cobertura audiovisual cedidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que atua diretamente com população em situação de vulnerabilidade social, como população LGBTQIAPN+, indígenas, pessoas com deficiência (PcD).
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) fez maquiagem e penteado das noivas, a Cosama ofereceu água potável durante toda a noite, e a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) fez a segurança do local.
A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, frisou que esta não é a primeira vez que o Governo do Amazonas apoia uma iniciativa como esta.
“Não é porque é um casamento coletivo que eles não podem ter um momento especial. Esta é a segunda vez que estamos apoiando e dentro desses 164 casais, temos LGBTQIAPN+, idosos, PcD, que estão ligados diretamente com o público que a Sejusc trabalha”, destaca Jussara.
Foto: Lincoln Ferreira /Sejusc
Parcerias
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa organizou o espaço e disponibilizou toda a área para realização do evento.
Além do Poder Judiciário e do Governo do Amazonas, estiveram envolvidos na realização: a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM); o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Sinoreg/AM); a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) e a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado do Amazonas (Arpen/AM).