Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

Reporter da Cidade

Nesta segunda-feira (18/11), o Amazonas celebra o Dia Estadual do Pesquisador Científico. A data, instituída pela Lei nº 6.943/2024 de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), visa reconhecer a importância da produção científica como motor do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do Estado. A iniciativa busca valorizar os profissionais da pesquisa amazonense e estimular a produção de conhecimento científico na região.

Já integrada ao calendário oficial de eventos do Estado, a data homenageia, em especial, os professores universitários que se dedicam à produção e à difusão do conhecimento científico.

A celebração tem como objetivo primordial estimular o interesse da população pela ciência, divulgar os saberes produzidos e envolver a sociedade nas atividades de pesquisa.

“A data oferece uma oportunidade para conscientizar o público em geral sobre a importância da pesquisa científica no avanço da sociedade, impactando positivamente em diversas áreas como saúde, meio ambiente, agricultura e tecnologia”, destacou o deputado Cristiano D’Angelo.

O Dia Estadual do Pesquisador Científico, comemorado anualmente no dia 18 de novembro, remete à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. A SBPC é uma organização dedicada ao desenvolvimento científico e cultural no Brasil, consolidando-se como um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

De acordo com o parlamentar, a implementação da data dedicada aos profissionais da área de pesquisa no calendário oficial do Estado do Amazonas promove ainda mais a colaboração entre instituições de pesquisa, universidades, empresas e governo, incentivando a troca de conhecimentos. Gerando, assim, cada vez mais avanços e destaque para a região no cenário nacional.

Compartilhar este artigo