O vereador Joelson Silva (Avante) aderiu mais uma vez à campanha Maio Laranja, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Sensível à causa, o parlamentar lembrou que é autor da proposta de criação da Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil na Câmara Municipal de Manaus (CMM), reforçando seu compromisso com a proteção da infância.
“Essa é uma luta que exige atenção permanente. Como homem público e pai de família, me comprometo todos os anos com essa campanha e reforço o convite à população para que se una a nós nessa causa. Precisamos denunciar, compartilhar informações e proteger nossas crianças”, declarou o vereador.
De acordo com dados do Disque 100, canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos, mais de 180 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registradas no Brasil entre 2019 e 2023. Apenas em 2023, cerca de 18 mil casos chegaram ao conhecimento das autoridades, sendo a maioria dentro do ambiente familiar — o que reforça a importância da conscientização e vigilância de toda a sociedade.
Joelson Silva destacou que a Frente Parlamentar que propôs tem como missão acompanhar, propor e fiscalizar ações voltadas à prevenção da violência sexual infantil, bem como fortalecer políticas públicas de acolhimento e atendimento às vítimas. Precisamos agir com firmeza. A infância deve ser um tempo de amor e segurança, não de medo e dor.”
Denúncias de abuso podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100.
A campanha Maio Laranja acontece em todo o país durante o mês de maio.
Texto: Rebeca Fiuza (assessoria de imprensa do parlamentar)