Na sessão desta segunda-feira (5 de maio), o vereador João Paulo Janjão (Agir) usou a tribuna durante o Pequeno Expediente para prestar solidariedade à família de Emanuel Costa, corredor que perdeu a vida no último dia 1º de maio, logo após participar de sua primeira corrida de rua. Emanuel foi atropelado por um condutor que estava embriagado.
O trágico acidente ocorreu no início da campanha ‘Maio Amarelo’, que busca promover a conscientização sobre segurança no trânsito.
Com um discurso firme e emocionado, Janjão cobrou justiça pelo ocorrido e reforçou a necessidade de ações imediatas para proteger os atletas de rua.
“Os corredores de rua agora têm um vereador que também é corredor e irá lutar por melhorias. Poderia ser eu, meu irmão e alguém da minha assessoria que também corre, não podemos deixar que situações como essa se repitam”, afirmou o vereador.
Janjão apresentou dois Projetos de Lei e uma Indicação voltados à segurança dos corredores durante eventos esportivos na capital.
O primeiro Projeto de Lei propõe que seja criada uma faixa exclusiva para os participantes, em todas as corridas de rua realizadas em Manaus. Já o segundo, torna obrigatória a realização de blitzes nas imediações do evento, com pelo menos uma hora de antecedência, e a permanência de agentes e batedores durante todo o percurso, a fim de orientar motoristas e garantir a segurança dos atletas.
Reconhecendo o apoio histórico do IMMU aos eventos esportivos, o vereador destacou que é hora de intensificar as ações.
“O Instituto sempre foi parceiro, mas agora precisamos de medidas mais firmes para evitar novas tragédias”, pontuou.
Além das propostas legislativas, Janjão também solicitou apoio da Prefeitura de Manaus para reforçar as ações de segurança nos eventos esportivos e convidou o vereador Rodrigo de Sá para, juntos, procurarem o presidente do Detran-AM, a fim de dialogar sobre iniciativas conjuntas para prevenção de acidentes e fiscalização efetiva.
“Essa é uma luta de todos. Não se trata apenas de corredores, mas da preservação da vida. O trânsito precisa ser mais seguro, especialmente em momentos que deveriam ser de celebração e saúde”, concluiu o parlamentar.
Texto: Nathália Gomes (assesseoria de imprensa do parlamentar)