João Luiz reforça compromisso com a saúde ao investir mais de R$ 29 milhões em emendas parlamentares

Reporter da Cidade

No Dia do Hospital, comemorado nesta quarta-feira (2), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destacou que destinou, ao longo de seus mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), mais de R$ 29 milhões em emendas parlamentares voltadas para a área da saúde.

As emendas impositivas do parlamentar têm contribuído para a revitalização de unidades de saúde, aquisição de ambulâncias e veículos administrativos, compra de insumos e materiais hospitalares, capacitação profissional, instalação de usinas de oxigênio, além da aquisição de tomógrafos, aparelhos de raio-X, computadores, ar-condicionados, cadeiras de rodas, entre outros equipamentos.

“Contribuímos com emendas parlamentares e indicações ao Governo do Amazonas para fortalecer a saúde da nossa população. Agradeço ao governador Wilson Lima pela execução das nossas emendas impositivas”, afirmou o deputado João Luiz.

Entre suas principais ações, João Luiz indicou o Anteprojeto de Lei que propõe a criação do Programa de Saúde da Mulher Amazônica: Prevenção e Combate ao Câncer de Colo do Útero (PSMA-CCA), por meio dos requerimentos nº 1.700/2024 e nº 546/2024, sugerindo também a implementação imediata de uma campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

No requerimento nº 1.603/2024, o parlamentar propôs ao governo estadual a efetivação de outro anteprojeto de lei que dispõe sobre a inclusão do registro das digitais da planta dos pés dos recém-nascidos e das digitais das mães no verso da Declaração de Nascido Vivo (DNV), como medida de segurança contra fraudes. Já no requerimento nº 1.508/2024, sugeriu a criação de políticas públicas para ampliar o atendimento pediátrico em hospitais e unidades básicas de saúde do estado.

Por meio do requerimento nº 29/2024, João Luiz indicou o anteprojeto de lei que visa melhorar a infraestrutura e as condições de trabalho dos profissionais da saúde no Amazonas.

Pé diabético e identificação de pacientes

Por meio do requerimento nº 421/2022, o deputado solicitou a ampliação do Programa Pé Diabético para todo o estado, com o objetivo de preservar a saúde e prevenir complicações em pacientes diabéticos.

Além disso, o requerimento nº 422/2022 propôs a criação de uma carteirinha de identificação para pessoas com diabetes, possibilitando um atendimento mais ágil e eficiente em casos de emergência.

Investimentos na capital e no interior

João Luiz também destinou recursos a diversos hospitais e prontos-socorros de Manaus, como o Hospital João Lúcio, Hospital Infantil Joãozinho, Adriano Jorge, 28 de Agosto, Instituto Dona Lindu e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), entre outros.

No município de Humaitá, as emendas do deputado, executadas pelo Governo do Estado, permitiram a instalação de uma usina de oxigênio e a aquisição de um tomógrafo, beneficiando toda a população da região do Madeira.

O parlamentar também viabilizou a compra de uma ambulância para o Hospital Regional de Manacapuru e de medicamentos e equipamentos para os hospitais dos municípios de Codajás, Manicoré (incluindo aparelhos para o centro cirúrgico), entre outros.

Os hospitais regionais de Carauari e Envira foram contemplados com recursos para a aquisição de raio-X odontológico, equipamentos laboratoriais, camas hospitalares, ar-condicionados e demais materiais permanentes.

Em São Gabriel da Cachoeira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Siqueira recebeu investimentos para a aquisição de autoclave, sonar doppler, cadeira odontológica, esfigmomanômetros, mobiliário, entre outros itens essenciais.

O deputado também destinou recursos para os municípios de Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara — onde, durante a pandemia, enviou oxigênio ao Hospital Regional — e Presidente Figueiredo, viabilizando a compra de bisturis elétricos, desfibriladores, macas hospitalares, materiais de consumo, ultrassons, monitores multiparamétricos, além de apoiar a ampliação de unidades de saúde e o custeio de cirurgias ginecológicas e gerais, como parte da 1ª Jornada Cirúrgica de Careiro Castanho.

Nos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga, João Luiz destinou emendas impositivas para os hospitais regionais, permitindo a aquisição de insumos, camas hospitalares, camas obstétricas, ar-condicionados e diversos equipamentos médicos.

Compartilhar este artigo